Os-precursores, -os-seguidores, -os-inovadores-e-os-princpios-e-valores-das-pcas, -2-ciclo-de-aprendizagem-a-distncia--unidade-2

894 palavras 4 páginas
Depois de ter realizado a leitura proposta e de ter assistido ao vídeo que indicamos, faça uma reflexão crítica sobre os conteúdos estudados e elabore um texto de uma página analisando o papel do homem no mundo, respondendo às seguintes indagações:

I) Qual a finalidade da existência humana?
R: E uma preocupação presente a vida de todos, o homem vive buscando por meio da filosofia entender o sentido da vida e finalidade de sua existência. Podemos citar isso em vários contextos históricos da vida:
No pensamento grego e caracterizado pela essência da própria alma. Se percebe que no pensamento grego há uma du-alidade fundamental da alma espiritual e do corpo material. Para Platão tudo o que diz respeito à essência e à dignidade do homem se situa no espiritual. Por isso, em Platão percebemos o dualismo: espírito e matéria, alma espiritual e corpo material.
No pensamento cristão podemos encontrar a visão de ho-mem como pessoa. Esta é resultado, sobretudo, da experiência do diálogo entre Deus e o homem. Mas essa decisão implica na deci¬são e na responsabilidade do ser humano. O diferencial que vamos perceber aqui é a revelação.
Na Idade Média, uma sociedade que acreditava que a seguran¬ça estava na fé em Deus, o cristianismo utiliza o pensamento filosófi¬co grego para explicar racionalmente a fé. Para Santo Agostinho, por exemplo, a alma não tem o mesmo sentido que em Platão, de preexis¬tência, mas se apresenta como livremente criada por Deus. Santo Tomás de Aquino adota a doutrina de Aristóteles. Para ele, alma e corpo não são duas substâncias separadas, mas dois princípios eternos que formam o único e mesmo homem concreto.
No Renascimento, o humanismo predomina. O homem é olhado como situado neste mundo, cuja referência é Deus e a se-gurança está na fé nesse Deus. O homem questiona-se sobre seu ser e o sentido de sua vida.
Mas na Idade Moderna a sociedade torna-se o homem torna-se o centro da sociedade. A submissão do homem a uma religião é substituída pela

Relacionados