Os pre socraticos

Páginas: 8 (1986 palavras) Publicado: 23 de julho de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Curso: Serviço Social / Turma 2014.1, noite
Aluna: Daniela Azevedo Tôrres Ferreira


INTRODUÇÃO

I – PERÍODOS DA FILOSOFIA GREGA
Na Filosofia Grega existem quatro grandes períodos, que são eles:

1. O Período pré-socrático ou cosmológico tem seu período compreendido entre o final do século VII ao final do século V a.C., que é a época em que aFilosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.

2. O Período Socrático ou antropológico tem seu período compreendido do final do século V e todo o século IV a.C., período em que a Filosofia investiga as questões humanas, como a ética, a política e as técnicas.

3. O Período Sistemático tem seu período compreendido do final do século IV ao final doséculo III a.C., período em que a Filosofia busca reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se sobretudo e mostrar que tudo pode ser objeto de conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento e de suas demonstrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.

4. O Período Helenístico ougreco-romano que tem seu período compreendido do final do século III a.C. até o século VI d.C. Este período longo já alcança Roma e o pensamento dos primeiros Padres da Igreja, a Filosofia se ocupa sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre o homem e a natureza e de ambos com Deus.

II – PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO (SÉCULO VII-V a.C.)
É o nome que sedá ao período em que filósofos da Grécia Antiga antecederam Sócrates, que foi o filósofo que aperfeiçoou a arte de filosofar. Eles também foram chamados de naturalistas ou filósofos da physis (natureza) e tinham como escopo especulativo o problema cosmológico, ou cosmo-ontológico, e buscavam a princípio (arché) das coisas.
As principais características de sua cosmologia são: 1) é uma explicaçãoracional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da natureza; 2) afirma que não existe criação do mundo, isto é, nega que o mundo tenha surgido do nada. Por isso diz: “nada vem do nada e nada volta ao nada”; 3) o fundo eterno, perene, imortal, de onde tudo nasce e para onde tudo volta é invisível para os olhos do corpo e visível para o olho do espírito; 4) o fundo eterno, perene,imortal e imperecível de onde tudo brota e para onde tudo retorna é o elemento primordial da Natureza e chama-se physis; 5) afirma que, embora a physis (o elemento primordial eterno) seja imperecível, ela dá origem a todos os seres infinitamente variados e diferentes do mundo; 6) afirma que todos os seres, além de seres gerados e de serem mortais, são seres em contínua transformação, mudando dequalidade e mudando que quantidade, o mundo está em constante mudança, sem perder por isso sua forma, sua ordem e sua estabilidade.
O mundo está em movimento permanente e o movimento do mundo chama-se devir e o devir segue leis rigorosas que o pensamento conhece. Essas leis são as que mostram que toda mudança é passagem de um estado ao seu contrário: dia-noite, claro-escuro, quente-frio e etc., e tambémno sentido inverso: noite-dia, escuro-claro, frio-quente e etc. O devir é, portanto, a passagem contínua de uma coisa ao seu estado contrário e essa passagem não é caótica, mas obedece a leis determinadas pela physis ou pelo princípio fundamental do mundo. Os filósofos escolheram diferentes physis, isto é, cada filósofo encontrou motivos e razões para dizer qual era o princípio eterno e imutávelque está na origem da Natureza e de suas transformações.

III – PRINCIPAIS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS E SUAS ESCOLAS
Escola Jônica: Tales de Mileto, Anaximenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso;

Escola Itálica: Pitágoras de Samos, Filolau de Crotona e Árquitas de Tarento;

Escola Eleática: Xenófanes, Parmênides de Eleia, Zenão de Eleia e Melisso de Samos;

Escola da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré-socraticos
  • Pré-socráticos
  • Pré-socrático
  • Pre Socraticos
  • Pré-Socráticos
  • Os pré-socráticos
  • Pré
  • Os pré socratico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!