Os povos amríndios

394 palavras 2 páginas
Os Povos Ameríndios

Quando os exploradores espanhóis chegaram ao continente americano no século XVI tomaram um susto por que aqui encontraram habitantes numa terra que eles achavam ser desabitada. O motivo maior desse susto era o fato desses habitantesconstituírem verdadeiras, e grandes, civilizações, extremamente organizadas e com habilidades incríveis para os padrões europeus.

Os Astecas:
Povos guerreiros que habitavam a região do atual México. Desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo. O artesanato a era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia. Na arquitetura, construíram enormes pirâmides.

Os Incas:
Habitavam a região da Cordilheira dos Andes no Peru. A capital do império inca, Cuzco, era uma cidade tão grande quanto os maiores centros da Europa. A agricultura dos incas era extremamente desenvolvida e planejada. Eles fizeram terraços nas montanhas, onde plantavam os alimentos, e desenvolveram um sistema de irrigação,puxando água dos rios para as plantações, uma prática utilizada até hoje. Os incas eram também artistas que faziam peças de cerâmica, colares de ouro e prata, roupas sofisticadas e tapetes de tecidos delicados. O império era ligado por diversas estradas e pontes sobre os despenhadeiros dos Andes, e incluía também territórios no Equador, na Bolívia e no Chile. Guerras internas enfraqueceram o incrível império, abrindo uma brecha para o domínio espanhol.

Os Maias:
A civilização maia viveu durante mais de mil anos,

Relacionados