Os Pol Mero1

1463 palavras 6 páginas
SENAI CTS AUTOMAÇÃO E SIMULAÇÃO - BENFICA

Polímeros
Processo de Polimerização

CAMILA MARQUES COUTO

Rio de Janeiro, RJ
23/03/2015

SENAI CTS AUTOMAÇÃO E SIMULAÇÃO - BENFICA
Polímeros

Trabalho apresentado ao curso Operador de Processos Químicos Industriais do SENAI CTS Automação e simulação – Benfica, junto ao professor Ricardo.

Rio de Janeiro, RJ
23/03/2015

Introdução

Os plásticos representam um grande avanço tecnológico, sendo um gran­de triunfo da Química Industrial, uma vez que a maioria dos materiais, anterior­mente feitos de metais, são, agora, constituídos por plásticos. Além do menor cus­to envolvido na sua fabricação, eles (os plásticos) são mais leves (possuem menor densidade) que os metais, possibilitando melhor manuseio. Atualmente os polímeros ganham bastante terreno, o Polietileno, Polipropileno, Poliestireno e o Policloreto de Vinila (PVC) são conhecidos como os principais plásticos commodities do Brasil, isto significa que eles são os plásticos mais comercializados no território brasileiro. Em 1998, 50% dos plásticos produzidos no Brasil foram de PE, enquanto que de PP e PVC, foram de aproximadamente 22% e o de PS, aproximadamente 5%.

Os polímeros (do grego poly: muitos; meros: partes) são macromoléculas constituídas pela união de pequenas partes, denominadas de monômeros (mono: único; mero: parte), que estão ligados entre si através de ligações covalentes. Eles são provenientes de várias matérias-primas, como o gás natural, carvão mineral, borracha natural, celulose, mas a principal matéria para a produção de polímeros é o petróleo. É dele que extrairmos a nafta para a fabricação dos principais polímeros encontrados no mercado atualmente.

O DNA, a celulose (madeira) e os carboidratos são classificados como polímeros naturais enquanto que os plásticos são denominados polímeros sintéticos.
Muitos são os processos químicos de produção dos polímeros, mas, basicamente, todos eles têm como obje­tivo

Relacionados