Os Pet Shops Da Bahia Est O Em Fase De Adapta O Nova Legisla O Que Protege Animais

1483 palavras 6 páginas
Os pet shops da Bahia estão em fase de adaptação à nova legislação que protege animais. O foco é garantir o bem-estar de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. No entanto, em muitos estabelecimentos essas orientações não são cumpridas adequadamente.
Há 18 dias está em vigência a resolução 1.069 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que define princípios que devem ser adotados por estas lojas. No texto, a resolução destaca que os animais devem estar em ambiente livre de excesso de barulho, com luminosidade adequada, sem poluição e sem situações que causem estresse.
A lei é válida para todos os locais que expõem, mantêm, promovem cuidados de higiene e estética, vendem ou doem animais, como feiras agropecuárias, de adoção, pet shops e exposições. Há 341 pet shops registrados na Bahia, 128 em Salvador.
O documento frisa, ainda, que é necessário dar conforto, segurança, higiene e ambiente saudável, além de espaço suficiente para que eles possam se movimentar.
Ao percorrer a cidade, equipe de reportagem de A TARDE, observou que o Bronto Dog, no Nordeste de Amaralina, mantinha, em gaiolas, codornas, preás e pássaros expostos na entrada da loja, em uma rua movimentada e barulhenta. As codornas estavam em um espaço exíguo e mal podiam ser vistas.
"Não é um espaço pequeno. O conselho tinha é que cobrar da indústria que faz um padrão específico de gaiola. Não sou contra a resolução, mas acho que deveria ser algo mais divulgado", afirmou o proprietário da Bronto Dog, Cândido Filho, 53. Como ele, muitos proprietários reclamaram que ainda não conhecem a resolução.
"Sabemos que há estabelecimentos que colocam animais empilhados e praticam outros tipos de maus-tratos. O acondicionamento dos animais e a manutenção não são apropriados porque, às vezes, não conhecem a biologia desses animais", destacou a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/BA), Ana Elisa Fernandes.
Ao ser anunciada, a resolução gerou mal-entendidos. Segundo Ana Elisa,

Relacionados

  • Apostila
    842609 palavras | 3371 páginas