Os perigos d eletrotatica

4902 palavras 20 páginas
OS PERIGOS DA ELETROSTÁTICA
1.O que é ESD e como ela afeta os computadores e outros aparelhos eletrônicos?
Consiste na transferência de cargas entre dois corpos carregados com potenciais diferentes, isso ocorre através de contato direto ou indução. As peças de computador como placa mãe, memórias, disco rígido, placas OFF board;possui um circuito eletrônico com componentes semicondutores sensíveis a ESD. Sendo transistores, (“chip”) CI circuitos integrados entre outros. Quando uma pessoa, sem proteção nenhuma contra ESD trabalha com peças que possui dispositivos eletrônicos sensíveis a ESD, pode causar danos inrrevecíveis aos componentes eletrônicos.
2. Como a ESD é gerada?
Nosso corpo acumula cargas estáticas em diversas situações, entre elas está o acúmulo de cargas por atrito em tecidos de roupas feitas com material isolantes que usamos diariamente, a flexão das solas dos nossos sapatos contra o piso isolante, em ambientes muito secos onde a umidade relativa do ar é muito baixa; dificultando a dissipação da carga estática.
3. Quais os materiais que mais produzem energia eletrostática?
Estes aqui são os principais materiais geradores de carga estática: • Embalagens e sacos plásticos
• Papeis e capas plásticas
• Isopor
• Copos descartáveis
• Saco bolha
• Escovas e pinceis comum
• Tecidos isolantes
• Fitas adesivas

4. Como evitar que ESD danifique os componentes de um equipamento eletrônicos quando for manuseado?
Antes de trabalhar com as peças de computador ou realizar manutenção no computador, retire os objetos e materiais geradores de estática do local de trabalho procurando manter a área limpa longe dos geradores de estática.
5. Quais os procedimentos a serem adotados no manuseio dos equipamentos eletrônicos para evitar os dados que a ESD podem causar?
Criar uma área protegida contra estática; Utilize equipamentos que não acumulem (ou gere) estática; Substitua objetos geradores de estática por objetos

Relacionados