Os partidos políticos na visão sócio-histórica de Max Weber. Leia mais: http://jus.com.br/artigos/7043/os-partidos-politicos-na-visao-socio-historica-de-max-weber#ixzz3KeSy7iIy

Páginas: 7 (1696 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Inicio este trabalho advertindo que a inspiração para o mesmo partiu das minhas (re)leituras de dois livros, a saber: a obra de J. Freund, entitulada "Sociologia de Max Weber" e o opúsculo de Donald G. MacRae denominado "As idéias de Weber".

Antes de mais nada, cabe uma indagação: quem foi Max Weber?

Em suma, Max Weber foi um dos maiores cientistas sociais doséculo XX. Nasceu em 1864 e morreu em 1920.

Foi um autor prolífico. Sua obra abrange a Sociologia, a História, a Ciência Política, a Filosofia das Ciências Sociais e a Economia Política, e, enquanto tal, sua influência científica é multidisciplinar, espraiando-se pelo mundo acadêmico contemporâneo em escala mundial. De fato, é muito difícil detectar um ramo das Ciências Sociais modernas,ou um cientista social de renome, que não tenha sofrido influência de Weber, ainda que em pequena escala.

Sua vida abrangeu um período de grande efervescência intelectual no âmbito das Ciências Sociais (Sociologia, História, Economia, Antropologia, etc.), sobretudo através do estabelecimento de novos campos de pesquisas e o estabelecimento de novas e revolucionárias metodologias(como, por exemplo, o emprego mais ou menos generalizado da Estatística na História, na Economia e na Sociologia) que, com o tempo, demonstraram ser de grande valia para as Ciências Sociais como um todo.

Donald G. MacRae preleciona que Weber vê o Direito como uma necessidade racional da Sociedade frente às tensões sociais insertas no seu meio. Uma vez que o Direito e a Políticaprogressivamente se secularizam em meados da Idade Média e início da Idade Moderna, desvinculando-se paulatinamente da Religião e das concepções metafísicas da Filosofia Política Clássica e Medieval, tanto o Direito quanto a Política passam a ser vistos como um instrumento racional de controle comportamental da Sociedade pelo Estado, controle esse feito via mecanismos políticos de canalização dosanseios sociais.

A criação da assim denominada Democracia de Massas no século XX induz a criação de mecanismos políticos de canalização e controle dos anseios populares baseados no carisma e, sobretudo, na condução racional das demandas políticas e econômicas.

Neste diapasão, na visão weberiana, os partidos políticos existentes nas sociedades contemporâneas só podem existirnum Estado Laico dotado de uma burocracia estatal racionalmente estruturada conforme critérios jurídicos objetivamente definidos, na medida em que ele - o Estado - precisa não só identificar, através da burocracia estatal, os problemas existentes no seio da Sociedade Civil, como também, e principalmente, dispor de mecanismos políticos eficientes e confiáveis de solução de tais problemas. Dentreesses mecanismos estão, evidentemente, os partidos políticos.

Freund aponta que Max Weber entende os partidos políticos como sendo, antes de mais nada, organizações de poder político.

Nestes termos, Freund aponta que, Max Weber vê os partidos políticos como agremiações que visam "... proporcionar aos dirigentes o poderio no seio de um agrupamento político [o Estado] eaos militantes oportunidades ideais e materiais de realizarem objetivos precisos ou de obterem vantagens pessoais." (1)

Ainda conforme Freund, Max Weber esboça, sem maiores preocupações no tocante a minúcias teóricas ou metodológicas, uma tipologia dos partidos políticos, a saber:

1.Quanto a sua duração:

a)Partidos duráveis;

b)Partidosefêmeros.

2.Quanto a sua origem:

a)Partidos de patronato;

b)Partidos de classe ou de ideologia.

3.Quanto a sua estrutura

a)Partidos de estrutura legal;

b)Partidos carismáticos;

c)Partidos tradicionalistas.

Freund segue aduzindo que Max Weber entende que mesmo os partidos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Burocracia na visão de Max Weber
  • classes, estamentos e partidos em Max Weber
  • Partidos Políticos: Evolução Histórica no Brasil
  • Max weber e a análise do comportamento político
  • Fichamento
  • Seitas Batistas na visão de Max Weber
  • Resenha "Classe, Estamento e Partido" Max Weber
  • Revolução francesa e seu legado e o pensamento politico de max weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!