Os Paises Hispano Americanos No Inicio Do S Culo Xx Yasmin B

371 palavras 2 páginas
OS PAÍSES HISPANO-AMERICANOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX

•Organização socioeconômica após a independência · Relembrando: a independência foi um projeto das elites agroexportadoras interessadas em manter ou conquistar vantagens comerciais – comercializar diretamente com a Inglaterra. · Até a metade do século XIX a Inglaterra teve posição de destaque nas relações comerciais, depois sua supremacia foi ameaçada pelos EUA, França, Estados Alemães e Antigas Metrópoles. · As ex-colônias logo alcançaram um relativo crescimento econômico – devido ao aumento das exportações – que foi seguido pelo aumento das desigualdades sociais – uma vez que se mantiveram as características das relações surgidas no período colonial (escravidão ou exploração indígena) → MODERNIZAÇÃO E EXCLUSÃO · RESULTADO DESSE PROCESSO: cristalizou-se um modelo onde a aristocracia detinha não só o poder econômico, mas também o político e cultural.
• Obstáculos a implantação da democracia. · Na maioria dos casos, após as independências, os estados latino-americanos foram dominados por regimes autoritários e posteriormente ditaduras. · Dificuldades para a Democracia: desigualdades sociais, medo das elites da participação política popular, caudilhismo (semelhante aos “nossos” coronéis)
• Os resultados da industrialização · Desenvolvimento da burguesia (no inicio frágil, reivindicava modernizar o Estado), do proletariado e de leis trabalhista. Bem como aumento dos descontentamentos sociais.
• A Revolução Mexicana de 1910 · Da independência em 1821 até à Revolução em 1910 a história do México foi marcada por instabilidade política e por ditaduras militares aliadas ao capital estrangeiro. · Ditadura de Porfírio Diaz (1876 a 1911): aliado das elites. Opositores: maçons, caudilhos dissidentes e frágeis grupos de esquerda. · Movimento de oposição a Ditadura de Porfírio Diaz – lutavam pela liberdade com a liderança de Francisco Madero→ o movimento virou uma revolução social → Porfírio Diaz renuncia → Francisco

Relacionados