OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E AS POL TICAS EDUCACIONAIS

1327 palavras 6 páginas
OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Para entender o que os organismos internacionais têm haver com as políticas educacionais precisa-se entender os conceitos de Globalização e Neoliberalismo.
De uma forma bem resumida Globalização seria a abertura das fronteiras, seja no âmbito político e também no econômico. Já o Neoliberalismo presume que o mercado deve ser o único regulador da sociedade.
Por que os países são obrigados a aderir ao Neoliberalismo?
Porque tudo hoje em dia esta sendo tratado como mercadoria, inclusive a educação. Basta fazer uma analise na quantidade de Escolas e faculdades particulares que foram criadas nos últimos anos.
Existe a precariedade do ensino publico que como se pode notar não existe interesse dos políticos ou classe dominante em resolver o problema, pois com essa falta de investimento na educação publica quem ganha são os proprietários de escolas e faculdades particulares.
Nas ultimas décadas houve um grande desenvolvimento da globalização Neoliberal, onde foram criadas interconexão mundial dos meios de comunicação, moedas nacionais e das línguas também.
Um outro efeito que se pode notar facilmente é a concentração de capital na mão de poucas pessoas. Com isso cria-se um precipício entre ricos e pobres, onde só aumentam as taxas de desemprego e pobreza. Com o aumento da distancia entre os países pobres e os países ricos, aumentou ainda mais a dependência dos mais pobres em relação aos mais ricos. Porque quem tem mais poder acaba ditando as regras.

O mundo está cada vez mais avançado, com a tecnologia no momento em que se dá um passo, ao mesmo tempo se dá um passo para traz. Ao mesmo tempo, a máquina e o computador deslocam as pessoas de sua atividade produtiva. Num entanto as politicas educacionais, são implantadas segundo as exigências de produção do mercado com os países que dominam a economia. Contudo a educação são as políticas dos órgãos internacionais, sendo através do Fundo Monetário

Relacionados

  • A Constru O Social Da Realidade
    78643 palavras | 315 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas