Os oligoquetas

Páginas: 7 (1562 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
Os oligoquetas
Os oligoquetas podem ser encontrados em ambiente aquático, tanto em águas doces como marinhas, mas sobretudo em ambiente terrestre. Este grupo inclui uma das espécies mais conhecidas de Anelídeos, a minhoca-da-terra (Lumbricus terrestris).
 
Conhecem-se cerca de 3500 espécies, entre as quais apenas 200 são marinhas. Quer as espécies de água doce, quer as espécies marinhas, sãode pequenas dimensões, sendo no ambiente terrestre que se encontram as espécies de maiores dimensões, como a minhoca-da-terra com cerca de 10-12 cm, ou mais, e o gigante Australiano (Megascolides australis) que pode atingir 3 m. É o Anelídeo de maiores dimensões que se conhece!
 
Os oligoquetas vivem sobretudo enterrados no sedimento (ou solo) oudeslocam-se entre a vegetação do fundo e apenas umpequeno número de espécies constrói tubos. As espécies aquáticas são particularmente abundantes a baixas profundidades, existindo contudo algumas famílias com representantes em zonas profundas.
 
Nos oligoquetas a segmentação é particularmente bem desenvolvida e os animais deslocam-se sobretudo contraindo diferenciadamente várias regiões do corpo (contracções peristálticas). Os parápodes estãoausentes e as sedas, em menor número (oligo, pouco + khaíte, pêlo) e menos diversificadas do que nos poliquetas, são utilizadas na tracção, quando se enterram e movimentam no interior do sedimento. A segmentação é bastante uniforme. Na região anterior, oprostómio é geralmente cónico e sem estruturas sensoriais evidentes; opigídeo, com o ânus, surge na região oposta sem mostrar grandeindividualização relativamente ao tronco. Este último é também bastante uniforme, exceptuando uma zona mais espessa, bem evidente sobretudo durante o período de reprodução, oclitelo, estrutura característica dos oligoquetas e hirudíneos e ausente nos poliquetas.
 
Os oligoquetas são hermafroditas, afecundação e o desenvolvimento ocorrem no interior de uma estrutura segregada pelo clitelo, o casulo, nãoexistindo estágios larvares, nem mesmo nas espécies marinhas (desenvolvimento directo). Algumas espécies, sobretudo de água doce, podem reproduzir-se assexuadamente através da divisão de um indivíduo em várias secções transversais (e posterior regeneração de cada secção num indivíduo completo). Em algumas espécies, sobretudo terrestres, pode ocorrer partenogénese.
 
Forma do corpo
A forma do corpodos oligoquetas é semelhante à dos poliquetas, mas difere em vários aspectos que têm a haver com as adaptações destes animais ao ambiente terrestre e de água doce e aos seus hábitos perfuradores.
 
Os oligoquetas não têm parápodes, assedas, em menor número e muito menos diversificadas do que as dos poliquetas, surgem em grupos, pares, variando de 1 até 25 por grupo. O próstomio é usualmente cónicoou arredondado, sem estruturas sensoriais proeminentes, e o pigídeo, que contém o ânus, também não apresenta apêndices.
 
A segmentação é bem marcada e, na generalidade, não são visíveis regiões diferenciadas no corpo. No entanto alguns segmentos (número variável), são individualizados devido ao espessamento da epiderme e formam uma estrutura secretiva, o clitelo, que tem um papel importante nareprodução sexuada. Em algumas espécies esta estrutura é sempre visível, noutras surge apenas na altura da reprodução.
 
A parede do corpo dos oligoquetas tem uma estrutura semelhante à dos poliquetas, sobretudo à daqueles que se enterram no sedimento.
 




Alimentação

As estratégias alimentares dos oligoquetas são menos diversificadas do que as dos poliquetas. Os oligoquetas não têmapêndices cefálicos nem parápodes e, por tal, não os podem utilizar para seleccionar partículas ou gerar correntes de água que lhes trariam o alimento.
 
No entanto, os oligoquetas apresentam métodos especializados de alimentação que evoluíram em associação com os seus habitats.
 
Algumas espécies de água doce são predadoras e capturam protozoários e pequenos invertebrados por acção da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oligoqueta e poliqueta
  • dissecaçao de oligoqueta
  • Estudo Zoologia
  • ESTUDO DOS GLICOSAMINOGLICANOS SULFATADOS (GAGs) NA FISIOLOGIA DAS MINHOCAS (OLIGOQUETA, ANELIDA).

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!