Os novos hábitos de consumo da classe c

Páginas: 9 (2166 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
bacharelado em serviço social

JOSÉ PAULO RODRIGUES CAVALCANTI
FABÍOLA PRISCILLA MIRANDA GALINDO
WANDA LÚCIA LOPES DA COSTA
leidiane silva da costa

OS NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO DA CLASSE C.

PESQUEIRA - PE
2012

JOSÉ PAULO RODRIGUES CAVALCANTI
FABÍOLA PRISCILLA MIRANDA GALINDO
WANDA LÚCIA LOPES DA COSTA
leidiane silva da costa

OS NOVOSHÁBITOS DE CONSUMO DA CLASSE C.

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Prof. Lisneia Rampazzo, Sérgio Goes, Adarly Rosana, Márcia Bastos.

PESQUEIRA - PE
2012
SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5 a 8
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA 10
5 ENTREVISTAS 11 A 14INTRODUÇÃO


Classe “C” é o grupo que ganha menos de 10 salários mínimos por mês. Atualmente, representa 90% da população brasileira, é responsável por 79% do consumo, atinge 69% do mercado de cartões de créditos, são 86% do total de internautas no Brasil e movimentam mais de 760 bilhões por ano.
Renato Meirelles, que recentemente apresentou pesquisa daData Popular sobre as “classes inferiores”, definiu bem: “São milhões de consumidores com bolso de classe média e cabeça de baixa renda”.
No Brasil, observamos como a economia está cada vez mais em constante progresso, principalmente nos últimos anos. Dentro deste parâmetro, iremos abordar o tema: “O acesso da classe C aos bens de consumo”, visto que esta vem sendo um dos maiores motivospara o crescimento do aquecimento de vendas proporcionando novos empregos, novos programas sociais, novos empreendimentos, entre outros. Movimentando toda a economia e mudando o aspecto histórico do País e do mundo. Dentro desta nova classe social, iremos discutir não apenas a aquisição de bens de consumo, mas a melhoria de vida, no tocante ao contexto psicológico, social, histórico e econômicodesta população.


















DESENVOLVIMENTO



Os filhos da classe C estão decidindo as compras da família. Cheios de informação e de direitos, argumentam e convencem.
Antes, eles pouco participavam das decisões. Hoje, argumentam, comovem e convencem. Os pequenos tiranos, sobretudo da crescente classe média, nunca tiveram tanta influência sobreos pais e sobre o consumo da família. "Quando desejam alguma coisa, usam o raciocínio dos mais velhos: falam em economia, qualidade, durabilidade e até saúde", comenta Renato Meirelles, diretor do instituto de pesquisa Data Popular. Os pais, por sua vez, sentem dificuldade em dizer "não", principalmente se os filhos têm bom desempenho escolar e ajudam nas tarefas domésticas. Segundo Meirelles, paraas classes C/D/E, a educação é o meio mais seguro de subir na vida e, por isso, as crianças tornam-se prioridade no orçamento familiar. "Para os pais, o benefício (um futuro bom para os filhos) tem maior peso nas decisões do que o custo (despesas envolvendo as crianças)", afirma o especialista. O aumento do poder dos pequenos não é uma característica exclusiva da classe média brasileira. Segundoestudo da Organização Pan-Americana de Saúde e da Fundação W.K. Kellogs, as crianças decidem o que comprar cada vez mais cedo e mudam hábitos familiares. Na visão dos especialistas, muitos são os fatores responsáveis por essa mudança. Entre eles, a transformação da estrutura familiar, já que atenno passado os pais mandavam e as crianças obedeciam e hoje essa hierarquia se tornou mais maleável.Somam- se ao fenômeno o acesso das crianças a mais informação por meio de televisão, internet e celular e o aumento do nível educacional. "Hoje, os pequenos são socializados cedo, têm de se posicionar frente a um grupo maior de pessoas e, por isso, apresentam um forte poder de argumentação", diz Ione Almeida, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
"Na hora de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Novos hábitos de consumo da classe C
  • OS NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO CLASSE C
  • Os novos hábitos de consumo da classe c em termos de direitos
  • Os novos habitos de consumo da classe c em termos de direitos
  • Classe c apresenta novos hábitos de consumo
  • Novos hábitos da classe C
  • Novos hábitos da classe C
  • Os novos hábitos da classe c

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!