Os novos aramjos familiares

1775 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO.
O texto aqui tem como finalidade de abordar os tipos e modelos de família existente na sociedade contemporânea. Mostrará também o envolvimento de mulheres que é à base de uma família, a forma que as mesmas vão-se valorizando e fazendo parte de um sistema pela qual só os homens faziam, pois estas vitórias é devido a movimentos sociais como Movimento de Mulheres e Movimento Feminista, por onde vamos ter os arranjos familiares suas formas e mudanças dentro da sociedade. Atualmente ouve muitas mudanças na família brasileira, como por exemplo o número de famílias, onde o principal provedor é a mulher.
Embora haja tantas mudanças, fica evidente o papel central da família em processos fundamentais da constituição da formação dos vínculos afetivos com os pais (filiação, com irmãos (fraternidade), avós e tios, conjugues) e etc. os quais possuem repercussão para o desenvolvimento da personalidade. Além disso, as mudanças e transições mais importantes do ciclo de vida da pessoa são processos relativos ao contexto familiar, como é o caso do casamento, da maternidade, da paternidade, do envelhecimento e da morte.

Desenvolvimento.

Quando falamos da família formamos uma imagem imediata de um conjunto de pessoas ligadas por laços de sangue que vivem juntos. É um grupo diferente de sexo e idade. O estudo da família consiste na compreensão das variações que este grupo pode assumir, e vem assumindo, na nossa sociedade. Trata-se, portanto de identificar os tipos de família que existem.
A Família Monoparental é aquela formada pelos filhos e apenas um dos genitores, ou seja, o pai ou a mãe. Muitos estudos tem chamado a atenção para a importância destas famílias na reprodução de algumas dificuldades para os indivíduos que participam dela. É que muitas das famílias monoparentais são liderada pelas mulheres e em geral mulheres de classes sociais mais baixas sem acesso aos recursos legais que poderiam obrigar o pai a assumir as responsabilidades na criação dos filhos.

Relacionados