Os nervos periféricos

Páginas: 6 (1468 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
NERVOS PERÍFERICOS E DERMATÓMOS

Os nervos periféricos constituem-se nos 12 pares cranianos e nos 31 pares raquidianos ou periféricos, sendo subdivididos em 8 nervos cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 nervo coccígeo. Cada nervo periférico consiste em feixes paralelos de fibras nervosas podendo ser aferentes ou eferentes, mielinizados ou não, envolvidos portecido conjuntivo. Essas camadas que podem ser observadas são denominadas de epineuro (mais externo), perineuro e endoneuro.
Os 31 pares de nervos raquidianos emergem da medula espinhal passando pelo forame da coluna intervertebral da coluna vertebral. Cada nervo espinhal comunica-se com a medula através de duas raízes nervosas: anterior(motora) e posterior (sensorial). Os corposcelulares dessas fibras nervosas ficam no chamado gânglio da raiz posterior. Os ramos anteriores podem se entrecruzar formando plexos ou seguir diretamente para as regiões a que se destinam(metâmeros). Os Plexos são: Cervical, Braquial, Lombar e Sacral (ou ainda Plexo lombossacral).

Nervo Cervical
É formado pelos ramos anteriores dos 4 primeiros troncos nervosos cervicais: C1,C2.C3 e C4. Essesramos são mistos e se reúnem para formar 3 alças. Dessas alças saem nervos sensitivos: transverso cervical (inerva a parte média do pescoço), supraclaviculares: lateral, intermédio e medial, auricular magno (inerva a pele em torno da orelha e sobre a parótida), occipital menor (inerva a parte superior da orelha e parte da nuca). Nervo frênico motor do diafragma.
Nervo Braquial
É formado pelosramos anteriores dos 4 últimos troncos cervicais e pelo primeiro tronco torácico. Os três ramos posteriores dos troncos se reúnem para formar o fascículo posterior, os dois ramos anteriores superiores se unem para formar o fascículo lateral e o ramo anterior inferior permanece isolado e forma o fascículo medial. O fascículo posterior forma os nervos: axilar, radial e toracodorsal. O fascículolateral forma os nervos musculocutâneo e uma das raízes do nervo mediano. O fascículo medial forma os nervos ulnar e os cutâneos mediais do braço e antebraço.

Axilar – motor para o musculo deltoide e redondo menor; sensibilidade da região deltoidea.
Radial – motor para os músculos das regiões posteriores do braço, antebraço e sensibilidade parte posterior do braço, antebraço e lateral do dorso damão.
Toracodorsal – motor para o músculo latíssimo do dorso.
Musculocutâneo – motor para os músculos para a região anterior do braço. Sensibilidade da região lateral do antebraço.
Mediano – motor para os músculos da região anterior do antebraço (exceto flexor ulnar do carpo e parte medial do flexor profundo dos dedos, músculo da mão; Sensibilidade região medial da mão dorso e palma.
Ulnar –motor para o músculo flexor ulnar do carpo, parte medial do flexor profundo dos dedos, músculos da mão. Sensibilidade região medial da mão, dorso e palma.
Cutâneos mediais do braço e antebraço: Sensibilidade da região medial do braço e antebraço.
Nervos Torácicos
Os ramos anteriores dos troncos nervosos da parte torácica da coluna vertebral não formam plexos, dirigem-se diretamente para osespaços intercostais a que se destinam. Aqueles que provem de T7 em diante além da parede torácica enviam ramos para a parede abdominal e por isso são chamados de toracoabdominais.
Plexo Lombar
É formado pelos ramos anteriores e posteriores.
Ilío Hipogástrico – sensibilidade da parte inferior do abdômen e motricidade dos músculos da parede abdominal: origem T2 e L1.
Ilío Inguinal -sensibilidade parte superior da coxa, genitais externos e motricidade dos músculos da parede abdominal. Origem: L1
Genitofemoral – Sensibilidade da região anterior da coxa e dos genitais externos, motricidade do músculo cremáster. Origem: L1 e L2.
Cutâneo Lateral femoral (Cutâneo lateral da coxa) – sensibilidade lateral da coxa. Origem: L2 e L3.
Obturatório – Sensibilidade da parte medial da coxa e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nervos perifericos
  • Lesões Traumáticas dos Nervos Periféricos
  • Nervos periféricos e plexos
  • Microcirurgia das lesões traumáticas de nervo periférico do membro superior
  • Perifericos
  • Perifericos
  • perifericos
  • Perifericos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!