Os muitos saberes do jornalismo

Páginas: 6 (1449 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Os muitos saberes do Jornalismo
PONTE, Cristina Para entender as notícias: linhas de análise do discurso jornalístico Florianópolis: Editora Insular/PosJor - UFSC, 2005. 248p.

Por Gislene Silva
O que, em seu início, se construía como base bibliográfica para uma investigação de doutoramento sobre a cobertura jornalística da infância pela imprensa portuguesa1, se consolidou, nas mãos deCristina Ponte, num mapeamento dos território teóricos por onde transita o jornalismo e sobre os quais se consolida a especificidade de sua natureza. Publicado ano passado em Portugal2, seu livro tem agora edição brasileira, que reproduz integralmente o texto original, tendo apenas pequena alteração no título. Em Para entender as notícias; linhas de análise do discurso jornalístico, Ponte percorre, comdesenvoltura de boa viajante, os cruzamentos e as fronteiras desse território de estudo, se sustentando em recursos teóricos e metodológicos para ajudar a compreender a trajetória do jornalismo, em aspectos de sua prática cotidiana e também em sua expressão como atividade social e cultural. O desafio a que se propõe a autora é fazer uma leitura dos discursos das notícias a partir de três viragenscientíficas: linguística, cultural e sociológica. Pela viragem linguística encontram-se as passagens do texto para o discurso, da linguagem para o social, do enunciado para a enunciação, e as suas condições de produção e recepção. As investigações resultantes da viragem sociológica, por sua vez, ultrapassam antinomias clássicas da sociologia (social/individual; idealismo/materialismo;sujeito/mundo; objetivo/subjetivo; real/aparente) e encaram as realidades sociais como construções históricas e cotidianas que, de modo dinâmico e interativo, envolvem atores individuais e coletivos. E, por fim, a viragem cultural sublinha a atenção a como a mídia opera em processos de identificação e de projeção, de pertença social e de legitimação política. Ao fixar sua proposta de leitura do jornalismonessas três viragens científicas, Ponte pretende uma dimensão relacional, com especial cuidado em procurar entender o jorna-

189

1 PONTE, Cristina. Crianças em notícia; a construção da infância pelo discurso jornalístico. Lisboa: Imprensa das Ciências Sociais: 2005. 2 PONTE, Cristina. Leituras das notícias; contributos para uma análise do discurso jornalístico.Lisboa: Livros Horizonte, 2004.143 p.

190

lismo como uma forma de imaginação humana, partilhada por quem escreve e por quem lê, na qual a realidade é apreendida de modo esteticamente estimulante e com referências para a ação cotidiana e a expressão de sentimentos. Nessa ambiência de pensar as notícias sem reduzi-las a uma especialidade técnica ou prática, a autora entrelaça o jornalismo com literatura, sociologia,filosofia, história e antropologia, em relações dialógicas que, a partir de grandes aberturas, possibilitam voltar os olhos para a percepção das especificidades do campo das notícias. O livro é, então, organizado em três capítulos, com a autora investigando primeiramente a relação do jornalismo com a literatura, depois com a produção de conhecimento e, ao final, analisando as implicações do circuito danoticiabilidade. De modo muito pedagógico, Ponte elabora um minucioso inventário, com calma para pausas explicativas e críticas em meio aos incontáveis marcos teóricos encontrados nessa caminhada investigativa. No primeiro capítulo, a pesquisadora se debruça sobre o jornalismo como gênero de discurso. Começa pela contribuição de M. Bakhtin, por seu estímulo à caracterização de processos de produção,de circulação e de reprodução de discursos sociais. Destaca, como rara, uma referência de Bakhtin ao jornalismo, quando o autor o localiza como uma entre várias enunciações de autoridade. A centralidade do capítulo, no entanto, está no cruzamento entre jornalismo e literatura, no entendimento das notícias como expressão literária, incluindo a variação de gêneros.
Estudos em Jornalismo e Mídia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jornalismo: O saber de verdade ou Fake?
  • jornalismo
  • jornalismo
  • jornalismo
  • Jornalismo
  • Jornalismo
  • JORNALISMO
  • Jornalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!