os movimentos sociais no brasil nos séculos XIX E xx

Páginas: 9 (2011 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
Os movimentos sociais no Brasil nos séculos XIX e XX

Segundo, Norberto Bbobio os movimentos sociais se refere à ações coletivas de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate público, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto, específicos permeados por tensões sociais.

Os movimentos sociais regulamentados porleis:

• Os movimentos dos trabalhadores rurais sem terras (MST) é um movimento social assegurado pelo Art. 3º da Constituição Federal, constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: 1º Construir uma sociedade livre justa e solidária; 2º Garantir o desenvolvimento nacional; 3º Erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais; 4º Promover obem de todos sem preconceito de origem, raça, sexo,coir, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
O MST, é um movimento social brasileiro de inspiração Marxista cujo objetivo é a implantação da reforma agrária no Brasil, e teve origem na aglutinação de movimentos que faziam oposição ou estavam desgostosos com o modelo de reforma agrária imposto pelo regime militar, principalmente nadécada de 1972, a qual priorizava a colonização de terras devolutas em regiões remotas com objetivos de exportação de excedentes populacionais e integração estratégicas contrariamente a este modelo, o MST declara buscar a redistribuição das terras improdutivas.
Uma das atividades do grupo consistia na ocupação de terras improdutivas como forma de pressão pela reforma agrária, mas, também háreivindicação quanto a empréstimos e ajuda para que realmente possam produzir nessas terras. Para o MST, é muito importante que as famílias possam ter escolas próximas aos assentamentos, de maneira que as crianças não precisem se deslocar até a cidade e desta forma fixar as famílias no campo.
A organização não tem registro legal por ser um movimento social e, portanto, não é obrigado a prestar contas anenhum órgão do governo, como qualquer movimento social ou associação de moradores.
O movimento recebe apoio de organizações não governamentais e religiosas do país e exterior interessada em estimular a reforma agrária e a distribuição de renda nos países em desenvolvimento.

Movimentos antecedentes ao LOAS

O movimento estudantil é um movimento social da área da educação, no qual os sujeitossão os próprios estudantes – caracterizando como um movimento policlassista e constantemente renovado, já que o corpo discente se renova periodicamente nas instituições de ensino.
Contemporaneamente, destacam-se os movimentos estudantis da década de 60, entre os quais devemos citar o de maio de 1968, na França. No mesmo ano também registraram movimentos em vários outros países da EuropaOcidental, Estados Unidos e na America Latina.
No Brasil o movimento teve papel importante na luta contra o regime militar que se instalou no país a partir de 1964 até 1985.
O regime ditatorial brasileiro tinha como um dos seus objetivos, conter as crescentes manifestações de caráter popular, que exigiam reformas sociais tais como: agrária, estudantil, urbanas. Na época a direita e a extrema direitapolítica, julgavam que essas manifestações e reivindicações estavam vinculadas de forma direta e indiretamente à expansão do socialismo e do comunismo que se espalhava pelo mundo.
O próprio movimento estudantil desenvolvia ações que questionavam e combatiam a ditadura, mesmo antes do golpe de 64, principalmente a UNE promovia uma serie de atividades, nas quais a valorização do nacional estava emprimeiro lugar.
Por conta das atuações na sociedade brasileira, a UNE, e de modo geral todo movimento estudantil, foi alvo do governo militar brasileiro. Fazer oposição a esse regime, no entanto era uma ação bastante perigosa, principalmente após o ano de 1968, quando os militares instituíam o chamado AI-5 (Ato Institucional nº 5). Esses atos eram instrumentos jurídicos que permitiam a criação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos sociais seculo xix e xx
  • MOVIMENTOS ARTISTICOS DO SECULO XIX E XX
  • Economia Brasil SÉCULO XIX E XX
  • MOVIMENTOS LITERARIOS NO BRASIL SECULO XIX
  • Os Novos Movimentos Sociais do Século XX
  • ´politica social no brasil no seculo xx
  • Fases economicas do brasil no seculo xix e xx
  • Afluxos migratórios no brasil dos seculos xix e xx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!