OS MOVIMENTOS MIGRATORIOS NO BRASIL Geo

660 palavras 3 páginas
OS MOVIMENTOS MIGRATORIOS NO BRASIL
Africanos: Maior fluxo migratório do Brasil
A presença africana no Brasil começa em um capítulo triste da história. As levas de escravos que chegaram ao País são consideradas um movimento migratório, apesar de forçado, e aconteceram a partir do século XVI, trazendo prioritariamente moradores do Sul do continente africano. O ápice do tráfico negreiro ocorreu em 1845 e, embora não seja possível precisar a quantidade exata de escravos que entraram no Brasil, estima-se que tenha girado em torno de cinco milhões.
Os imigrantes africanos se concentravam principalmente nas regiões sudeste e nordeste do brasil
Hoje em dia, tendo em vista o fato de vários países da África terem o português como idioma oficial, o Brasil torna-se um dos pontos prioritários de refúgio para africanos que fogem de situações de guerra civil, como é o caso de Angola
- Contribuiçoes históricas: Linguagem: palavras como cachaça, moleque, quindim, jiló, macumba, marimbondo, cochilo, tanga, samba, maxixe, acarajé, canjica, estão entre as heranças africanas presentes no Brasil.
Culinária: vatapá, acarajé, angu, mingau, pamonha, canjica, café e banana são algumas das iguarias herdadas da África. O azeite de dendê é outra influência gastronômica africana, como a feijoada, que era preparada pelos escravos com as sobras dos senhores da fazenda e hoje é um dos elementos típicos da culinária brasileira.
Música e Dança: é garantida pela herança africana a presença de instrumentos como a zabumba, o afoxé, o agogô e o berimbau, presentes no samba e na capoeira, originária dos redutos de escravos.

Portugueses: Segundo maior fluxo migratório no Brasil
Há cinco períodos imigratórios portugueses no Brasil:
1- O primeiro tem origem com o descobrimento. Quando Pedro Alvarez Cabral tomou posse do Brasil, em 1500 e em nome de Portugal, vieram para as novas terras alguns imigrantes, por força do Estado português. Neste momento inicial, contudo, os portugueses não tinham interesse

Relacionados