Os modos ibéricos

Páginas: 7 (1654 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
Resenha
-------------------------------------------------
Schwartz, Stuart B. e Lockhart, James; “A América Latina na época colonial”; tradução de: Maria Beatriz de Medina - Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002; Capítulo 1: “Os modos ibéricos”.
A Península Ibérica
As cidades-estado eram a principal forma de organização da península Ibérica antes da unificação e consolidação damonarquia, num Estado Nação.Os ibéricos davam maior importância à província de origem (chamada de pátria chica) do que à nacionalidade.
Nas cidades se localizavam as sedes das principais organizações eclesiásticas, comerciais, sociais e agrícolas, dentre estes o conselho municipal, “onde representantes das famílias socialmente mais importantes e economicamente mais poderosas sentavam-se com grandepompa” (pg. 22).
Sociedade: Classes e Grupos
“Os próprios ibéricos falavam muito da distinção entre nobres e plebeus, e tinha-se a nobreza em tão alta conta que uma proporção bastante grande da população, pessoas que em outros países seriam aldeões prósperos, defendiam para si a condição de nobres” (pg. 22).
Essa característica de que alta proporção da população era considerada nobre deve-se ao fatode que no século XVI, os caminhos que levavam a nobreza eram muito largos. “O pleno sucesso econômico em qualquer ramo da vida criava nobreza, e os nobres, novos ou antigos, seguiam todos os mesmos padrões” (pg. 22).
Os letrados, profissionais treinados relacionados a alguma ocupação ou função, não formavam uma classe social “eram um grupo mais importante que numeroso”, estavam mais próximos danobreza que da burguesia, pois os diplomas universitários davam status que substituíam outros títulos.
Quanto aos mercadores “estavam mais próximos de ser um grupo social auto-sustentado do que os profissionais e tinham um estilo de vida próprio que envolvia muita mobilidade geográfica, já que o comércio lucrativo ainda era, quase sempre, o comércio de longa distância” (pgs. 23 e 24).
Os artesõeseram plebeus, que apesar de terem recebido treinamento para profissão, em sua maioria eram analfabetos. Nesta classe, havia ainda níveis diferenciados: mestres, aprendizes e escravos. Os agricultores também formavam uma classe diversa englobando desde grandes proprietários de terra a trabalhadores migrantes.
Haviam também os dependentes, sustentados por outros (os ’paniaguados’) que variavam denobres a plebeus mas não chegavam a compor uma classe social. Os marinheiros que, apesar de serem ocupações dignas de respeito, não gozavam de status elevado.
Princípios de Organização social
Dentre os muitos princípios que afetavam e determinavam o modo de vida dos ibéricos estava o patriarcalismo “princípio segundo o qual qualquer grupo, familiar ou não, forma uma hierarquia, começando nonível mais baixo ou mais jovem até uma figura superior ou mais velha, sob cuja proteção e domínio o grupo se coloca e por meio da qual são obtidos progressos” (pg. 25).
A divisão de herança era a prática adotada por famílias ibéricas em vez do direito estrito de primogenitura.
O corporativismo era outra característica da sociedade ibérica. Corporações são “entidades fechadas em si mesmas que emcooperação emas com as outras, mantinham a saúde da sociedade e o bem-estar geral” podem ser consideradas corporações desde as três classes sociais tradicionais (nobreza, clero e plebe) até as guildas de artesãos, mercadores (consulado), os grupos étnico-religiosos.
Grupos Étnicos
A Península Ibérica sempre teve em sua história a convivência de diversos grupos étnico-religiosos dentre elesmuçulmanos, cristão, judeus, e em vários aspectos cada grupo formava outro tipo de corporação.
“A reconquista cristã da Península foi acompanhada, em seus últimos estágios, de uma crescente convicção da necessidade de unidade política e religiosa”. ”Assim, embora os cristãos da Península Ibérica tivessem uma tradição cosmopolita de lidar com outras culturas, também embarcaram num processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • iberico
  • Lobo Ibérico
  • Modo
  • o Lobo Ibérico
  • Lobo Ibérico
  • lince ibérico
  • Lobo iberico
  • Lince ibérico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!