os misterioa de la lua

376 palavras 2 páginas
A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior no Sistema Solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra, o que representa 1⁄81 da sua massa. Entre os satélites cuja densidade é conhecida, a Lua é o segundo mais denso, atrás de Io.
A Lua econtra-se em rotação sincronizada com a Terra, mostrando sempre a mesma face visível, marcada por mares vulcânicos escuros entre montanhas cristalinas e as proeminantes crateras de impacto. É o mais brilhante objeto no céu a seguir ao Sol, embora a sua superfície seja na realidade escura, com uma refletância pouco acima da do asfalto. A sua proeminência no céu e o seu ciclo regular de fases tornaram a Lua, desde a Antiguidade, numa importante referência cultural na língua, em calendários, na arte e na mitologia. A influência da gravidade da Lua está na origem das marés oceânicas. A sua atual distância orbital, cerca de trinta vezes o diâmetro da Terra, faz com que no céu seja aparentemente do mesmo tamanho do Sol, permitindo-lhe cobri-lo por completo durante um eclipse solar total.
Pensa-se que a Lua tenha sido formada há cerca de 4,5 mil milhões de anos, relativamente pouco tempo após a Terra. Embora no passado tenham sido propostas várias hipóteses para a sua origem, a explicação mais consensual atualmente é a de que a Lua tenha sido formada a partir dos detritos de um impacto de proporções gigantescas entre a Terra e um corpo do temanho de Marte.
A Lua é o único corpo celeste para além da Terra no qual os seres humanos já pisaram. O programa soviético Luna foi o primeiro a atingir a Lua com sondas não tripuladas em 1959. O programa norte-americano Apollo permitiu as únicas missões tripuladas até hoje, desde a primeira viagem tripulada em 1968 pela Apollo 8, até seis alunagens tripuladas entre 1969 e 1972, a primeira das quais a Apollo 11. Estas missões recolheram mais de 380 kg de rochas, que têm sido

Relacionados