Os miseraveis

Páginas: 2 (474 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
Os miseráveis – Analise do Filme

Vendo os miseráveis por um ponto de vista metafórico, podemos dizer que o filme basicamente conta um historia de um conflito entre lei e justiça.
O teoricamenteperigoso ladrão Jean Valjean, condenado a 19 anos de prisão por roubar um pão para sua família e por tentativa de inúmeras fugas, no decorrer do filme se torna um homem bom e decente tentando viveruma vida tranquila e honesta, porém para que ele consiga este feito, tem que abandonar completamente sua vida antiga, acabando por cometer mais um delito o de não se apresentar periodicamente a justiçapara cumprimento de sua condicional. Podemos entender Jean no filme como a justiça, que após cumprir sua pena apenas quer voltar a ter uma vida normal.
O segundo personagem que podemos analisar comosendo a forma metafórica da lei no filme é o oficial Lafert, com homem idôneo, policial esforçado, que acima de tudo preza a lei e a ordem. Passa o filme todo a perseguir jean valjean, paracondena-lo a prisão perpétua por não cumprimento de sua condicional.
Jean chega a ser prefeito de uma cidade, admirado e queridos por todos, considerado como um homem justo, que preza pela vida alheia, ehumilde a ponto de na sua fuga deixar sua fabrica para seus funcionários após ser descoberto por lafert.
Muitos casos ocorrem durante o filme nessa “briga de gato e rato” entre Jean e Lafert, até que emmeio a revolução francesa, Lafert é capturado pelos militantes e Jean acaba por lhe salvar a vida.
Após a batalha onde ocorreu a queda dos militantes, Jean é capturado por Lafert, Lafert faz umrelatório do que teoricamente havia acontecido com o prisioneiro entrega aos demais oficiais e fica a sós com Jean em beira a um rio.
Jean algemado com uma arma apontada para seu queixo por Lafert,escuta suas as argumentações que o questiona do desejo de não voltar para a pedreira, até então Jean pensa que Lafert irá executa-lo.
Lafert como oficial esforçado acredita na forma da lei e diz.
-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os miseráveis
  • Os miseraveis
  • Os miseráveis
  • Os miseráveis
  • os miseraveis
  • Os miseraveis
  • Os Miseráveis
  • Os miseraveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!