Os metodos de investigação

Páginas: 11 (2744 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
Os métodos gerais são quase sempre os mesmos para todos...

os casos em primeiro lugar, atentemos para o ponto precípuo: a cena da investigação. Esta se aplica mais aos casos criminais, sendo possível, contudo, aplicar os princípios aos casos civis. O interrogatório da vítima e testemunhas pode ser o primeiro passo do investigador.
Ou a visita ao cenário do acontecimento. Ás vezes, ambas asprovidências podem se unir.
Em qualquer circunstância, vítima e testemunhas devem ser interrogadas e o palco dos fatos visitados na fase preliminar da investigação.
Visitando o local do crime, o detetive deve:
1) Prender o criminoso, se presente.
2) Reunir pessoas criteriosas que hajam testemunhado o delito, ou que tenham condições para identificar vítima e criminosos, ou dar informes deinteresse.
3) Isolar a área, para que estranhos não penetrem nem seja destruídas alguma prova material importante.
4) Colher todas as informações possíveis sobre o ocorrido.
5) Registrar todos os fatos, providenciar fotografias.
No local, o investigador deve anotar tudo: data, localidade, tempo detalhes do ambiente, em ordem cronológica.
Em casos graves, como homicídios, o local deve sersalvaguardado até que tudo tenha sido colhido e efetuado a perícia, em geral a cargo de institutos especializados de criminalística.
Em muitas cidades, é o próprio detetive quem se encarrega de todas as providências e então deve ser cuidadoso para não perder o mínimo detalhes.
Nunca esquecer de investigar, recapitulemos, no local do crime: impressões digitais, pegadas, armas, objetos que possamTer alguma relação com o delito etc.
Pelo menos uma visita posterior ao local é sempre necessária. As provas materiais podem ser procuradas e encontradas dentro e fora da área do crime. Muitas vezes são achadas armas a alguma distância; não raro, são jogadas pela janela do carro do bandido, quando ele se põe em movimento.
Um chapéu, perdido pelo criminoso ao correr em debandada, fugindo aoflagrante, leva às vezes a descoberta do culpado assim, todo e qualquer objeto encontrado nas cercanias torna-se importante, do ponto de vista investigatório.
Nas investigações procedidas no interior de residências, a quatro paredes, a atenção deve ser acurada. Mobília, vestimentas, a posição dos objetos, tudo pode ensejar pistas, e até conclusões sobre a maneira como o delito foi cometido. Amáquina fotográfica deve estar sempre em funcionamento, colhendo "close-ups" ou fotos do cenário.
Se uma arma é achada no chão, o investigador deve medir a distancia entre ela e outro objeto que enseje um ponto de referências para alguma conclusão.
É necessário excepcional cuidado ao recolher provas materiais.
Devem ser usados luvas e instrumentos pontiagudos, semelhantes a alicates ou tesouras,para recolher essas provas.
Um simples aranhão num projétil dificultará o exame posterior de laboratório.
Se recolhidos papéis, roupas e similares, devem ser autenticados com as iniciais do investigador que poderá, noutra ocasião, dar informações sobre a prova.
Quando guardadas para exame de laboratório, as provas e objetos devem ser empacotados e fortemente amarrados, cada qualseparadamente, para não perderem suas características.
Os que se destinam e exames de unhas, dedos, etc. devem ser recolhidos e embrulhados com o máximo carinho, para que os indícios não sejam destruídos ou decompostos.
Na parte de fora dos invólucros, devem ser postas marcas para a identificação posterior.
O investigador, ou qualquer outra pessoa que tira mancha de sangue ou sujo de um objeto, o estáinutilizando como instrumento de prova.
Daí ser necessário o cuidado de impedir o Ingresso de estranhos que possam tumultuar o local do crime.
Um dos mais dramáticos e excitantes aspectos da profissão de detetive é a oportunidade de trabalhar incógnito, para melhor colher provas e informações de pessoas e suspeitos.
Muitas vezes, industriais empregam detetives em suas fábricas para,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MÉTODO INDIRETO DE INVESTIGAÇÃO GEOLÓGICA
  • Metodos de Investigacao Psicologica
  • Métodos de investigação de fundações
  • Métodos de Investigação Geológica
  • Métodos de investigação do subsolo
  • Introdução ao método de investigação epidemiológica
  • Os metodos de investigação de erikson
  • Método e investigação da filosofia da ciencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!