Os metais Chumbo e Estanho

Páginas: 25 (6133 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



























OS METAIS ESTANHO E CHUMBO




RESUMO

Este trabalho apresenta características, propriedade, informações a respeito da produção e consumo, e algumas outras curiosidades dos minérios de chumbo e de estanho. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre estes dois metais visando entender melhor sobre os mesmos, assim como seu processo deobtenção. Também buscou-se abranger o campo de seus mercados de compra e venda, ou até mesmo sua exportação, importação e reciclagem.

Palavras-chave: Chumbo, estanho, metais.

LISTA DE FIGURAS






LISTA DE GRÁFICO







LISTA DE TABELAS






SUMÁRIO



O objetivo deste trabalho é detalhar o consumo e a utilização do chumbo e estanho no Brasil e analisar suareserva, toxicologia, reciclagem e outros fatores imprescindíveis obtenção e produção desses metais não ferrosos.
Este trabalho possui o intuito de informar ao leitor a produção e o mercado desses minérios, desde a reserva onde obtemos os mesmo até a sua reciclagem. Fatores como mercado e oferta mundial, importação e exportação devem ser considerados, para compreender a importância dos mesmo comomatéria prima no nosso país.




1. CHUMBO


O chumbo é um metal encontrado em pequenas quantias. Este elemento pertencente a família IVA da tabela periódica, é comumente associado a minérios, principalmente aos que contêm zinco. A fonte primária do chumbo é o sulfeto de chumbo (galena) e também a principal fonte comercial.
É um metal cinzento, azulado brilhante, não elástico, mole,riscável com unha, deixa traço cinzento no papel, dúctil, maleável, trabalhável a frio, razoável condutor de calor e eletricidade, possui condutividade térmica de 0,83 cal/cm3/cm/°C/S a 0°C e 0,81 cal/cm3/cm/°C/S a 100°C, coeficiente de expansão térmica linear de 29,10‐5 a 1°C e aumento em volume (de 20°C ao ponto de fusão) de 6,1 %. Peso específico de 11,37, baixo ponto de fusão (327°C), peso atômico 207,2 e ponto de ebulição de 1717°C, emitindo, antes desta temperatura, vapores tóxicos. Apresenta retração linear na solidificação de 1 a 2,5% e alongamento de 31%
O metal em questão é muito utilizado em forros para cabos, pois sua característica de bom isolante térmico faz a proteção dos cabos. Também apresenta uma alta resistência a corrosão, sendo muito utilizado em meiosurbanos, rurais e marítimos. Porém, possui uma baixa resistência mecânica; é mole, maleável e deformável.





Utiliza-se o chumbo metálico nas indústrias químicas e de construção, como elementos das soldas, lâminas para proteger dos raios X, material de revestimento na indústria automotiva, revestimento de cabos e também é encontrado em várias ligas. Esta grande utilização se deve ao fato de quetem uma ótima resistência a corrosão.
Foi citado a utilização do Pb na forma de metal puro, mas também pode ser utilizado ligado a outros metais, ou como compostos químicos, principalmente na forma de óxidos. Os óxidos de chumbo são comuns em placas de baterias elétricas e acumuladores, vitrificados, esmaltes, vidros e elementos para borracha. Os sais de chumbo formam a base de tintas epigmentos.
Além de sua resistência a corrosão, também é resistente ao ataque de muitos ácidos, porque forma seu próprio revestimento protetor de óxidos e fabricação de acido sulfúrico.
Cerca de 40% do chumbo é usado como metal, 25% em ligas e 35% em compostos químicos.









Quando o chumbo entra em contato com o organismo, este não sofre metabolização, sendo absorvido por macromoléculas,distribuído e excretado. A ingestão é o principal meio de exposição – sendo muito frequente entre as crianças –, mas também pode ser oral, inalatória e cutânea.
A exposição do chumbo pode causar fraqueza dos braços e pernas, paralisia dos pulsos, dedos e tornozelo, até sérios danos ao patrimônio genético. Causa efeitos no Sistema Nervoso Central, irritabilidade, fadiga, impotência,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reações de chumbo e estanho metalicos
  • Chumbo e estanho resultados e discuss es
  • TOXICIDADE DO CHUMBO E SUA SUBSTITUIÇÃO EM LIGAS ESTANHO-CHUMBO
  • Metais Pesados Chumbo
  • Estudo dos elementos de transição Alumínio, Estanho e Chumbo
  • Soldagem Branda por Indução com Adição de Liga de Estanho Isenta de Chumbo
  • METAIS PESADOS EM SOLOS DE ÁREA DE MINERAÇÃO EMETALURGIA DE CHUMBO. I
  • estanho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!