OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E O COMPORTAMENTO DA SOCIEDADE

Páginas: 9 (2163 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi idealizado com o intuito de aprender sobre os rumos da influencia dos meios de comunicação em temas, tais como: A cultura popular; indústria cultural; sociedade do espetáculo; simulacro; simulação e suas consequências no cotidiano da sociedade brasileira.
A sociedade moderna está cercada de todos os lados pelos vários sistemas de comunicação.Estudar a comunicação social é uma necessidade atual de todos os povos em qualquer parte do mundo. Conhecer e dominar o sistema de comunicação é indispensável no mundo globalizado.
Inicialmente o rádio foi o difusor do que se passava no cenário cultural da época em que surgiu. Com os avanços tecnológicos e a necessidade de incluir-se cada vez mais na sociedade e interagir com outros seres humanos,passamos a nos adequar ao sistema comunicacional que nos foi imposto.















2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Cultura popular
Cultura popular se refere à interação entre pessoas de uma mesma sociedade e também é a forma que o homem encontra para se relacionar com o mundo, o que inclui tudo o que faz, pensa e todos os valores que o rodeiam. Essa varia de acordo com as transformaçõesocorridas no meio social. Pode ter várias origens, já que uma comunidade pode ser composta por pessoas de vários territórios que compartilham a cultura de sua nação formando uma nova, e também abrange todas as classes sociais. Podemos citar como exemplo de cultura popular o carnaval, danças e festas folclóricas,  literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, dentre outros.
País TropicalJorge Ben Jor
Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)
Tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza
Sou um menino de mentalidade mediana
Pois é, mas assim mesmo sou feliz da vida
Pois eu não devo nada a ninguém
Pois é, pois eusou feliz
Muito feliz comigo mesmo
Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)
Tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza
Eu posso não ser um band leader
Pois é, mas assim mesmo lá em casa
Todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam
Pois é, essa é a razão dasimpatia
Do poder, do algo mais e da alegria [...]
A letra explica a maneira de ser e o estilo de vida dos brasileiros. O autor fala de um conjunto de elementos que o identificam como brasileiro: brasileiro é um sortudo porque ele tem paixão por futebol, vive em um país em que não há aparentemente nenhum fenômeno perturbador da natureza. O carnaval brasileiro agora se distribui em todo o país numcalendário cada vez mais extenso.
2.2 Indústria cultural
O termo “indústria cultural” foi empregado pela primeira vez em 1947, na publicação da Dialética do Iluminismo, de Max Horkheimer e Theodor Adorno.
O mundo vive num sistema econômico-político-cultural capitalista e o surgimento da sociedade capitalista transformou as manifestações culturais em produto. Este cenário desencadeou a formaçãoda indústria cultural, que é o conjunto de empresas, instituições e redes de mídia que produzem, distribuem e transmitem conteúdo artístico – cultural com o objetivo de adquirir lucros.
A heterogeneidade da indústria cultural brasileira é percebida não somente no grau de diversidade cultural e territorial de nosso país, mas por focar conteúdos de culturas estrangeiras em detrimento de nossoconteúdo nacional. Quando ocorre em nossas mídias uma exposição de nossos valores e identidades, há o abarcamento de interesse comercial que interfere no que deve ser mostrado para adquirir audiência.
Um forte exemplo de indústria cultural é a televisão que apresenta pontos positivos em possuir ótima cobertura geográfica, penetração de público e variedade de conteúdo em vários horários, mas ao mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os meios de comunicação e a sociedade
  • Meios de comunicação da sociedade da informação
  • A importância dos meios de comunicação social para a sociedade
  • Meios de Comunicação
  • A influência dos meios de comunicação na tribalização, destribalização e retribalização da sociedade
  • Meios de comunicação dentro da sociedade de consumo-resumo
  • A sociedade e os meios de comunicação so século xxi
  • Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!