Os mares

Páginas: 2 (346 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Os mares

Os oceanos e mares exercem uma grande relevância para a biosfera. Do ponto de vista ambiental contribui na composição e equilíbrio climático, uma vez que os oceanos abrigam seres(fitoplanctons) que são responsáveis pela produção de grande parte do oxigênio do planeta e também por reter calor em períodos maiores que os continentes, denominado de maritimidade.
Mares fechados: sãoaqueles que se encontram nos interiores dos continentes, desse modo, não apresentam uma ligação de maneira direta com os oceanos, como, por exemplo, o mar de Aral e o mar Cáspio.
Mares abertos: estãodiretamente ligados aos oceanos que se encontram nas proximidades. Já no caso dos mares interiores existem restritas passagens que possibilitam uma conexão com os oceanos, a ligação ocorre por meio dosestreitos.

 Oceano Pacífico
É o mais extenso oceano de todos, com uma área de aproximadamente 165 milhões de km²(equivale a 46% do total dos oceanos), e uma profundidade média de 4049 metros, ooceano pacífico banha a costa oeste da América e o leste da Ásia e Austrália
- Oceano Atlântico
Com uma profundidade média de 3314 metros, o Atlântico é o segundo maior Oceano, banha a Europa, Áfricae América, e é considerado um dos mais importantes de todos quando o assunto é a navegação e transporte de mercadorias, uma vez que faz essa “ligação” entre Europa Ocidental e a América do Norte.Mar Báltico apresenta fortes concentrações de substâncias tóxicas e de eutrofização. O transporte marítimo causa outros problemas: marés negras, resíduos sólidos e sobrepesca. Quase todos os verões, aeutrofização causa grandes proliferações de algas, muitas vezes tóxicas, no Mar Báltico e no Golfo da Finlândia, as quais afectam o ecossistema marinho. As populações de espécies comercialmenteimportantes como o bacalhau e o arenque sofreram acentuadas reduções, devido à sobrepesca e à diminuição do afluxo de águas oceânicas. A população de salmões selvagens está a aumentar, mas mantém-se a um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • os mares
  • Marés
  • Marés
  • Mares
  • Mares
  • mare
  • Mare
  • Marés

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!