Os Mais

308 palavras 2 páginas
O Sarau no Teatro da Trindade

Um Sarau é uma reunião festiva com oratória, música e poesia. Este excerto em “Os Maias” também pode ser entitulado de sarau literário.
O Sarau realizou-se noTeatro da Trindade e tinha como objetivos angariar fundos para as vítimas das inundações do Ribatejo. Verificou-se grande adesão ao evento, principalmente por parte das classes mais altas e até mesmo dafamília real.
Antes do Sarau, Ega e Carlos repararam que de um coche saía um sujeito, que o primeiro imediatamente o reconheceu, era tio de Dâmaso- Guimarães (personagem chave para o desenrolar danarrativa).
Durante a oratória, propiamente dita, discursaram três personagens bastante relevantes no segundo plano de “Os Maias”- os episódios da vida Romântica- estes foram: Rufino, Cruges eAlencar.
Enquanto Rufino discursava, Alencar apresentava Ega a Guimarães que começaram por dialogar acerca de Dâmaso, mas que mais tarde Guimarães ia referindo a sua vida em França e algumas ironiassociais.
È por Guimarães que Ega descobre que Maria Eduarda é irmã de Carlos.

Este episódio é apresentado em duas vertentes: a primeira instaurada na crónica de costumes da sociedade portuguesano tempo de Eça de Queirós e a segunda relacionada com a ação principal: o encestro entre Carlos e Maria Eduarda.
Em relação aos Episódios da vida Romântica, como se sabe a Crónica representada ésistemática ao longo da narrativa, sendo desenvolvida num determinado tempo e espaço com intervenção de várias personagens. Eça, neste episódio, exibe um tema muito popular entre a sociedade da época:a oratória, realçando mais uma vez o poder das classes mais altas e destacando ao longo do excerto a ignorância de muitos dos presentes, as conversas desinteressantes reveladas e os excessos líricosdo ultra-romantismo e exibindo o contraste entre a festa e a tragédia.
Associado à intriga principal, João de Ega é a personagem que vai estabelecer essa relação com o episódio

Relacionados