Os Mais

1196 palavras 5 páginas
Os Maias: A Educação e a Geração dos 70

Infância de Pedro Da Maia

1. Excerto: «Afonso da Maia, com o seu filho nos braços e a mulher tremendo ao lado (…)» Capítulo I, pp 16-20
1.1 Os responsáveis pela educação de Pedro foram a sua mãe e o Padre Vasques.
1.2 Pedro recebe uma educação tipicamente portuguesa, ou seja, católica e conservadora. Esta educação era baseada na memorização e tinha uma origem religiosa, pois era ministrada por um padre. Deste modo, a educação de Pedro assentava num ensino da cartilha e na aprendizagem do latim. Por outro lado, a educação de Pedro baseava-se numa proteção exagerada da mãe, privilegiando a permanência em casa e evitando o contacto com a natureza.
1.3 As razões que conduziram à escolha de uma educação tradicional e conservadora para Pedro estão relacionadas com o cariz religioso da sua mãe, Maria Eduarda Runa, grande responsável pela educação de Pedro. Para além disso, após o exilio da família em Inglaterra, depois da fuga de Portugal por razões políticas, Maria Eduarda Runa privilegiou a educação católica de Pedro para afastá-lo da cultura inglesa. Na verdade, a mãe de Pedro tinha grande aversão em Inglaterra e à cultura inglesa e este motivo fez com que o impedisse de ir estudar para o colégio de Richmond pois considerava que o seu filho iria contactar com uma cultura de hereges.
1.4 Apesar de não gostar da educação que Pedro recebe uma vez que ela ia contra os seus ideais, Afonso apenas reagia com indignação. Frequentemente sentia vontade de arrancar o filho de casa e do ambiente que o rodeava. Contudo Pedro escapava sempre as investidas do pai para sair de casa, esquivando-se do contacto com o exterior, refugiando-se na proteção exagerada da mãe. A fraqueza e o medo que Pedro tinha inclusivo do contacto com a natureza entristecia.
2. Excerto: «O Pedrinho no entanto estava quase um homem (…)», capítulo I, pp. 20-22.
2.1 A- «O Pedrinho (…) ficara pequenino e nervoso como Maria Eduarda», (…) «a sua linda face

Relacionados