Os Maias- jantar no hotel central

Páginas: 4 (815 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Nome do episódio (cap. /págs.)
Personagens intervenientes (apenas as principais)
Temas tratados


Aspetos criticados
Jantar no hotel central.
Capitulo VI
Páginas 154-176
-Carlos da Maia-Craft
-Dâmaso Salcede
-Jacob Cohen
-João da Ega
-Tomás de Alencar


A literatura e a crítica literária:
Tomás de Alencar, opositor do realismo/naturalismo, revela incoerência condenando nopresente, o que cantara no passado. Refugia-se na moral por não ter mais argumentos. Acha o realismo/naturalismo imoral. Defende a crítica literária de natureza académica. Este opõe-se a João da Ega,defensor do realismo/naturalismo.
Ega exagera e defende a ciência na literatura. Não distingue ciência e literatura.

Nesta discussão entram também, Carlos e Craft e recusam simultaneamenteo ultra-romantismo de Alencar e o exagero de Ega.
Craft defende a arte como idealização do que de melhor há na natureza, defende a arte pela arte. O narrador concorda com ambos.

Finanças:
O país está emdificuldades e precisa de emprésticos do esrangeiro.
Cohen demonstra ser calculista e cínico quando, ao ser responsabilizado pelo seu cargo, afirma que o país vai direitinho para a banca rota.História/ Política
Ega aplaude as afirmações de Cohen, defende uma catástrofe nacional como forma de acordar o país. Afirma que a raça portuguesa é a mais covarde e miserável da Europa. Aplaude a instalaçãoda república e a invasão espanhola. Alencar, por sua vez, teme a invasão espanhola e defende o romantismo político, esquecendo o adormecimento geral do país.
Cohen afirma que Ega é um exagerado e quenas camadas políticas ainda há gente séria. Dâmaso diz que se acontece-se a invasão espanhola fugiria para Paris.
Deste jantar sobressai a falta de personalidade de Ega e Alencar, que mudam deopinião quando Cohen quer (saliente-se que Ega era amante da sua esposa), e de Dâmaso, que foge de tudo. Sobressai, também, a falta de cultura e civismo (Ega e Alencar quase chegam a vias de facto),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jantar no Hotel Central, Os Maias
  • "Os maias"
  • Os maias
  • Análise ao Episódio do Jantar no Hotel Central (de "Os Maias")
  • Os maias
  • Episódio: O jantar no Hotel Central
  • O jantar do hotel central
  • Jantar no hotel Central

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!