Os Maias - Episódio no Hotel Central

Páginas: 15 (3579 palavras) Publicado: 5 de maio de 2015
Os Maias – episódio “Jantar no Hotel Central”

Integração do episódio na estrutura da obra:
O episódio do Jantar no Hotel Central, aparece no capítulo VI. É um episodio extremamente importante na medida em que cruza os dois níveis da obra: o daintriga central e o dos episodios da vida romantica.Faz parte da intriga principal uma vez que é neste jantar que carlos vê Maria Eduarda pela primeira vez, sendo este um dos objetivos do jantar. A nível dos episódios da vida romantiga Eça atraves de uma crónica de customes, contruida apartir de personagens-tipo que desfilam num espaço social (hotel) mostrandoo comportamento e a linguagem pouco adequados da alta burguesia lisboeta que pretende parecer muito cosmopolita e civilizada, denunciando alguns aspetos socias como os vicios e costumes do povo portugues, observamos isso em personagens como Damaso (personificação de todos os defeitos).

Resumo do episódio:
Nestecapítulo dá-se um encontro à entrada do Hotel Central, em Lisboa, que parece sugerir a chegada de alguma perturbação. Carlos e Craft deparam com a visão de uma lindíssima senhora loira, servida por um preto de “ casaca e calção “ e com uma bonita cadelinha. Que estará esta senhora a fazer em Lisboa, hospedada no Hotel Central e que estranho magnetismo explica o fascínio que ela exerceu em Carlos?Carlos decidiu ir visitar Vila Balzac, a casa do Ega, alugada na Penha de França. Ninguém o veio receber, embora lhe parecesse ter ouvido barulhos vindos do interior da casa.
Conforme sugestão do Ega, no dia seguinte Carlos voltou e Ega já o esperava, tendo-o recebido com todas as cerimónias. A casa estava pobre de decoração, como convinha a um filósofo.
EntretantoCarlos tinha estado na casa de Madame Gouvarinho e os dois amigos falaram sobre isso. Carlos tinha experimentado algum interesse por esta mulher, mas acabou por confessar a Ega, que a Madame Gouvarinho logo perdeu para ele o encanto. Este era uma grande defeito de Carlos, que o tornava incapaz de se fixar numa mulher, acabando apenas por ficar amigo de todas.
Ega disse a Carlos que eleera como D. Juan, eternamente à procura do amor e, quando julgava encontrá-lo, verificava que se tinha enganado, decidindo continuar à procura, aproximando-se de outras mulheres. Ega lança aqui um prognóstico, dizendo a Carlos que ele pode vir a acabar como D. Juan (outro indício de fatalidade).
Saíram e, no caminho, encontraram Craft, colecionador de bricabraque, que tinha uma bonitacasa nos Olivais. Ega ainda quis voltar a casa para oferecer uma bebida, mas Craft libertou-o, dizendo que aproveitava o facto de estar ali para visitar um amigo.
Entretanto Ega convidou-os para um jantar no Hotel Central, no dia seguinte. Entretanto o jantar foi sendo adiado, pois Ega foi incluindo mais pessoas e acabou por transformá-lo numa homenagem ao seu amigo Cohen.
No dia dojantar, Carlos veio a encontrar Craft numa loja de um hebreu antiquário. Falaram sobre a casa de Craft nos Olivais e do seu precioso bricabraque, mas Craft confessou que queria desfazer-se de tudo aquilo.
Entraram então no Hotel Central e nesse momento viram chegar um coupée. De dentro saiu uma senhora loira, muito bonita, que deixou Carlos e Craft num estado de atracção e admiração earrancou de Craft o elogio em Francês “ três chic “.
Em cima, Ega já estava presente, conversando com Dâmaso Salcede, representante do novo-riquismo da época.
Craft comentou o facto de terem visto à entrada do hotel uma mulher bonita, com uma cadelinha ao colo, e Dâmaso, que estava a conversar com Ega, decidiu vangloriar-se de a conhecer. Tratava-se da família dos Castros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise ao Episódio do Jantar no Hotel Central (de "Os Maias")
  • Os maias
  • Episódio: O jantar no Hotel Central
  • Episódio do hotel central
  • Os Maias- jantar no hotel central
  • "Os maias"
  • O Jantar no Hotel Central
  • Jantar no Hotel Central, Os Maias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!