os lusíadas

Páginas: 2 (360 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Neste canto, Camões irá invocar inspiração divina à Deusa Calíope, musa grega da poesia épica, da ciência e da eloquência, e de novo às ninfas do Tejo e do Mondego. Estes apelos têmlugar no canto III, estrofes 1 e 2, com objetivo de dar ao poeta inspiração para narrar corretamente e eloquentemente os factos a História de Portugal, como Vaco da Gama a relatou ao reide Melinde. Pede-lhe que o ajude a mostrar ao mundo que a fonte da poesia, Aganipe, se mudou para Portugal. Convida-a a deixar o monte Pindo: é, agora, no Tejo que corre a água dos Poetas.Diz ainda se Calíope não aceitar.

A partir da terceira estrofe do canto III de Os Lusíadas há uma mudança de narrador da ação, pois deixa de ser o poeta  –  narrador não participante(heterodiegético) – para ser Vasco da Gama, um narrador autodiegético. Vasco da Gama revela nas suas palavras o prazer que tem em contar ao rei a história do seu povo: ”Mandas-me, ó rei,que conte declarando/De minha gente a grão genealogia; /Não me mandas contar estranha história, /Mas mandas-me louvar dos meus a glória.” Vasco da Gama torna-se narrador, aquele que conta, eo rei de Melinde, narratário, aquele a quem a história é narrada. E é assim que Vasco da Gama inicia a narração da História de Portugal, através de uma longa analepse, desde a fundação danacionalidade até ao momento da viagem, dando-se lugar na ação a um outro plano diferente do da viagem e da mitologia, o plano da história.
Começa por referir a situação de Portugal naEuropa e a lendária história de Luso a Viriato. Segue-se a formação da nacionalidade e depois a enumeração dos feitos guerreiros dos Reis da 1ª Dinastia, de D. Afonso Henriques a D.Fernando. Destacam-se os episódios da Batalha de Ourique, no reinado de D. Afonso Henriques e o da Formosíssima Maria, da batalha do Salado e de Inês de Castro, no reinado de D. Afonso IV.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os Lusiadas
  • Os lusiadas
  • Os Lusíadas
  • Os lusiadas
  • Os lusiadas
  • lusiadas
  • Os Lusiadas
  • Lusiadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!