Os judeus e os primeiros séculos da era crista

Páginas: 19 (4657 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
OS JUDEUS NA IDADE MÉDIA

INTRODUÇÃO

OS JUDEUS E OS PRIMEIROS SÉCULOS DA ERA CRISTÃ

A questão judaica na Idade Média não pode ser estudada somente a partir desse momento histórico. Perseguição, segregação, exploração, massacre foram condições impostas a esse povo e que não podem ser analisadas sob um único aspecto ou prisma. Inicia-se, necessariamente, na Antiguidade, passando pelofanatismo religioso próprio da época medieval, por superstições, intrigas, vinganças, por fatores econômicos, raciais, políticos, que vêm se desenvolvendo num crescente ao longo da história do ocidente europeu e que, acaba, gerando conversões forçadas, massacres, “expatriações” e, por fim, o que se poderia definir na atualidade como um “quase” genocídio.

O povo hebreu, apesar de algumas revoltaslocalizadas, não sofreu grandes hostilidades populares quando do domínio imperial romano. Na Antiguidade podiam se tornar “cidadãos”, sendo livres para praticar sua religião. A permissão da prática religiosa romana, com certeza, foi um dos primeiros fatores de oposição entre as duas religiões.

Os semitas, por sua cultura, viviam dentro de regras de isolamento muito próprias, bem como praticavamproselitismo religioso pelo Império Romano em concorrência a fé cristã em ansiosa expansão, sendo esses os dois primeiros fatores de conflito.

Por essência, os judeus se distinguem da cristandade desde os primórdios desta. Os hábitos que compunham sua vida, como alimentação, serviços religiosos, medicina, associada à magia, responsabilidade deicida, seriam condicionantes que se agregariam emfomento à discriminação.

Esta última, a contumaz acusação de deicídio, iniciada a partir dos séculos III e IV, foi a principal justificativa para as perseguições medievais.



“Os transeuntes injuriavam-no, meneando a cabeça (...) também os chefes dos sacerdotes, juntamente com os escribas e anciãos, caçoavam dele” (Mt 27, 39-41). Cristo, sentado em majestade, é escarnecido pela turba dejudeus (dois deles com o Judenhut). Repare em Seu porte nobre, nas feridas em Seu rosto, e na caracterização animalesca criada pelo iluminista para os judeus: um, na frente, à esquerda, Lhe dá a língua (e o toca em Sua região genital), outro (à direita) manda-O calar a boca (gesto simbolizado pelo dedo indicador da mão esquerda em seus lábios) e tem feições visivelmente simiescas. Compondo opesaroso quadro, à esquerda, um terceiro, sorri próximo de Seu ouvido direito, zombeteiramente (seus dentes estão propositalmente ampliados), e à direita, outro gestualiza seu desprezo (com a mão no nariz) e outro (vestido como um bobo da corte), aponta para o chão, como quem está a dizer “Rebaixa-te". Em contrapartida, o Cristo abaixa a cabeça e fecha Suas mãos, tocando os dois pulsos, em um gesto decontrição. Speculum Humanae Salvationis, Kremsmünster (séc. XIV).


O OFICIALISMO CRISTÃO

A partir da oficialização do cristianismo como religião do Império Romano os judeus passaram a ser paulatinamente excluídos das funções públicas – em especial política e militar, bem como proibidos de casar com cristãos e mantê-los em regime de escravidão, testar, receber heranças, dar testemunhos ouproduzir atos legais. Os primeiros códigos de leis nesse sentido foram promulgados por Teodósio e Justiniano.

Em linhas gerais, nos períodos merovíngio e carolíngio, se estendendo até o final do século XII, os judeus prosperaram, sendo protegidos por lei e pelas coroas em suas respectivas épocas. Luís, O Piedoso (814-40), por exemplo, ao sistematizar e organizar o império, não só os protegeucomo permitiu a esses possuir terras e exercer autoridade sobre cristãos, concedendo-lhes inclusive cargos públicos. Encorajou-os ao mercantilismo, permitiu certa liberdade religiosa ao autorizar a construção de sinagogas e, instituiu o cargo de “Mestre dos Judeus” com o objetivo de supervisionar seus preceitos e regulamentos.

Entretanto, paralelamente a intenção de proteção aos judeus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A formação do pensamento político na europa ocidental nos primeiros séculos da era cristã
  • O 1º SÉCULO DA ERA CRISTÃ
  • A roma do primeiro século
  • primeiro seculo de roma
  • Os primeiros séculos de roma
  • Os primeiros séculos de Roma
  • Os mapas do Brasil nos primeiros séculos.
  • Os Primeiros Séculos de Roma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!