Os jovens e o mundo do trabalho

Páginas: 23 (5507 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
os jovens e o mundo do trabalho

Anny Araújo Pereira
Mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense -UFF,
Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Produção Associada. annyuff22@hotmail.com.br.

Eixo Temático: Trabalho e formação Humana

Introdução

As recentes reviravoltas do mundo do trabalho atravessam a vida da população, produzindo formas específicas devínculos que não têm correspondido a uma ampliação do acesso à dignidade humana por intermédio do direito a trabalho e renda. Todos os segmentos, inclusive o de jovens, sofrem tais efeitos, respeitadas suas particularidades.
Nesse texto, assim, optou-se por oferecer ao leitor um levantamento sintético sobre as discussões dos conceitos de juventude apresentando alguns dados demográficos que destacamgeneralidades e particularidades ao longo do texto. Optamos por refletir sobre a inserção dos jovens no mundo do trabalho destacando as especificidades da lógica da empregabilidade e da lógica do empreendedorismo e por fim, destacamos a formação em economia solidária como uma das perspectivas de educação e forma de inserção que também é apresentada aos jovens atualmente.
Tomando como referência ascontribuições teóricas formuladas por autores do campo marxista destacamos que este artigo é produto das pesquisas e dos aprofundamentos teóricos realizados para a construção da dissertação de mestrado onde se pretende compreender as dimensões educativas da experiência de trabalho de jovens que se associam para produzir a vida social.

O que é ser jovem?

Definir o que é ser jovem oujuventude é um exercício complexo e controverso, pois corresponde a construções sociais nem sempre manifestas da mesma forma ao longo da história de uma dada sociedade. A reflexão acerca do termo juventude pode ser encaminhada por uma série de pontos de partida: uma faixa etária, um período da vida, uma fração da população, uma categoria social, uma geração ou uma fase de transição. No entanto, de umaforma ou de outra todas essas definições se vinculam à dimensão de fase do ciclo vital entre a infância e a maturidade.
A juventude pode ser tida como um período preparatório, onde os sujeitos encontram-se em fase de transição entre a infância e a fase adulta (Abramo, 1997). Este enfoque foi predominante até os anos 1950 e ainda hoje direciona boa parte das políticas públicas e ações dirigidas aosjovens. No Brasil podemos afirmar que a Educação ainda é compreendida como política universal pertinente aos jovens, configurando-se como o centro a partir dos quais se estruturam os diversos e distintos programas focados e diversificados. Todos como auxiliares ou complementares do processo educativo, onde a dimensão de preparação é fundamental. (Abramo, 2007)
O jovem pode ser visto como osujeito que se encontra na “etapa problemática”. Nesta perspectiva, é visto a partir dos problemas que ameaçam a ordem social. As questões que emergem nesta abordagem estão intimamente ligadas aos comportamentos de risco e transgressão. Tal enfoque suscita uma visão de juventude que demanda políticas compensatórias, como as que são voltadas para a saúde, justiça ou segurança nacional. Este enfoquedominou praticamente as ações dos anos 1980 e 1990 direcionadas a este segmento. Foi uma das principais diretrizes onde o tema da juventude, principalmente a juventude dos setores populares, passa a ser problematizado pela opinião pública o que demandou a criação de ações tanto por parte do setor público quanto por parte da sociedade civil.
A ideia do jovem como protagonista do desenvolvimento estáconectada as perspectivas das teorias que se correlacionam com a teoria do capital humano. Esta perspectiva, parte do principio de que os jovens são capazes de resolver os problemas de desenvolvimento, avançando no reconhecimento dos jovens como agentes participativos da sociedade dotados de habilidades e competências para responder aos desafios colocados pelas inovações tecnológicas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhos sobre jovens no mundo das drogas
  • O jovem e o MUndo
  • MUNDO JOVEM
  • TICS E AS TRANSFORMAÇOES NO MUNDO DO TRABALHO: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO DOS JOVENS RURAIS?
  • “O MUNDO DO TRABALHO E O CURRÍCULO INTEGRADO NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES JOVENS E ADULTOS”
  • Etica no mundo jovem
  • jovens em um mundo globalizado
  • JORNAL MUNDO JOVEM OFICIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!