os jesuítas

Páginas: 6 (1307 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2014
O jesuítas são uma ordem fundada por Inácio de Loyola,em Paris (1534) com objetivos de levar o catolicismo a novos povos e de fazer frente á expansão da reforma protestante. Os primeiros jesuítas chegaram ao território brasileiro em 1549 juntamente com o primeiro governador geral , Tomé de Souza . Á frente estava o famoso padre Manoel de Nóbrega . Contudo , o primeiro “professor” , no sentido dapalavra , foi Vicente Rodrigues , que na época tinha apenas 21 anos , durante os próximos 50 anos dedicou-se ao ensino e a propagação da fé católica . Mas o mais conhecido e talvez atuante foi o padre José Anchieta .
Anchieta tornou-se mestre no colégio de Piratininga . Além disso foi missionário em São Vicente (SP) , onde escreveu na areia de beata Virgine dei Matre Maria, missionário emPiratininga, Rio De Janeiro e o Espírito Santo ; provincial da Companhia de Jesus de 1579 a 1586 e reitor do colégio do Espírito Santo,as rivalidades do jesuítas com os protestantes também se apresentam em sua experiência – infelizmente participa da condenação em 1559 de um refugiado huguenote, o alfaiate Jacques Le Baulleur, Mas os aspectos positivos se sobressaeme é dele o primeiro livro didático epedagógico utilizado no Brasil : A arte da gramática da língua mais usada na costa do Brasil,impressa em Coimbra em 1595 por antõnio de Mariz. É a primeira gramática contendo os fundamentos da língua tupi.

O MÉTODO PEDAGÓGICO DOS JESUÍTAS
O "RATIO STUDIORUM"

ORGANIZAÇÃO E PLANO DE ESTUDOS DA COMPANHIA DE JESUS.

REGRAS DO PROVINCIAL

1. 1. Objetivo dos estudos na Companhia. –Como um dos ministérios mais importantes da nossa Companhia é ensinar ao próximo todas as disciplinas convenientes ao nosso Instituto, de modo a levá-lo ao conhecimento e amor do Criador e Redentor nosso, tenha o Provincial como dever seu zelar com todo empenho para que aos nossos esforços tão multiformes no campo escolar corresponda plenamente o fruto que exige a graça da nossa vocação.
2.2. Prefeito geral dos estudos. – Para este fim, ao Reitor não só o recomende insistentemente no Senhor, mas lhe dê, como Prefeito de estudos ou Cancelário, um homem bem versado nas letras e nas ciências, qualificado pelo seu zelo e discrição para os desempenho das incumbências que lhe forem confiadas e cuja função será a de instrumento geral do Reitor na boa ordenação dos estudos. A ele,com a devida humildade, deverão obedecer aos professores e todos os escolásticos, tanto os que se acham no mesmo Colégio quanto os que porventura vivem em internatos ou seminários de alunos, e ainda os prefeitos de estudos nos seminários, em tudo quanto aos estudos se refere.
3. 3. Prefeito de estudos inferiores e da disciplina. – No caso em que, pela extensão e variedade do trabalhoescolar, não bastar um Prefeito para a direção de todas as aulas, poderá o Provincial nomear outro que, sob as ordens do Prefeito Geral, cuidará dos estudos inferiores; e ainda, se o exigirem as circunstâncias, um terceiro, incumbido da disciplina.
4. 4. Seleção dos Professores. – Com grande antecedência proveja os professores de cada faculdade, observando os eu em cada disciplina parecemmais competentes, os mais eruditos, aplicados e assíduos, os mais zelosos pelo progresso dos alunos não só nas aulas senão também nos outros exercícios literários.
5. 5. Sagrada Escritura e respectivo professor. – Com grande zelo promova o estudo de Sagrada Escritura; e o conseguirá, se para este ofício escolher homens não só conhecedores de línguas (o que é de primeira necessidade), masainda versados na teologia e nas demais ciências, na história e outros ramos do saber e, se possível, também eloqüentes.
6. 6. Estudantes e tempo. – As lições de Sagrada Escritura assistirão os estudantes de teologia diariamente, em aulas de três quartos de hora, durante dois anos, isto é, ordinariamente, no segundo e terceiro ano do curso, onde forem dois os professores de teologia;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • JesuítaS
  • Os jesuítas
  • jesuitas
  • Os jesuitas
  • jesuitas
  • jesuítas
  • Jesuitas
  • Jesuítas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!