Os jesuítas e a educação no período colonial

Páginas: 8 (1967 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2015
OS JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO NO PERÍODO COLONIAL

Caroline Couto
Joice Alves Santana
Marcia Esfolha
Sheila Goettems
Sheila Rui Dias
Viviane dos Santos Moraes

Prof.ª Nathalie Schneider

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 1171) – Prática do Módulo I
27/11/2014


RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo buscar uma melhor compreensão da chegada dospadres jesuítas ao Brasil e como eles introduziram a educação no período colonial. No decorrer da pesquisa realizada podemos entender os verdadeiros motivos da união da realeza portuguesa com a igreja no processo de introdução da educação no Brasil. Também verificaremos como surgiram as primeiras escolas nas aldeias indígenas, sendo os padres jesuítas os primeiros professores no tempo colonial.Observando que todo esse processo educacional ocorreu dentro de uma prática metodológica especifica dos jesuítas com objetivos que se relacionam com as intenções de angariar possíveis fieis que pudessem propagar a fé católica futuramente. A escola de primeiras letras foi um grande instrumento para alcançar a difusão da fé, através dela atingiram a maior parte da população tal como os escravos eíndios quanto os senhores de engenho. Os jesuítas não ficaram somente no ensino das primeiras letras, também ampliaram seus métodos oferecendo cursos de nível superior, ligados à igreja possibilitando a formação de novos padres. E por fim, teremos a reflexão sobre a expulsão dos jesuítas, de forma repentina, com o objetivo de substituir a escola que servia aos interesses pela escola útil para o Estado.Palavras – chave: Jesuítas. Educação. Período colonial.
1 INTRODUÇÃO

Nos tempos atuais fala-se muito em educação como solução para as crises e problemas sociais e econômicos do país e do mundo.
Vivemos um período de reestruturação e aprimoramento da educação, buscando a melhor maneira de transmitir o conhecimento de forma clara e significativa aos educandos.Mas para que o conhecimento seja transmitido de forma precisa e clara é necessário ao professor um amplo conhecimento sobre educação, desde seu início no país, com os primeiros professores os jesuítas e os primeiros alunos, os índios que já habitavam as terras brasileiras.
Em busca de um melhor entendimento de como surgiu a educação no Brasil e a importância dos padres jesuítas nesse processo,vamos dissertar sobre o tema Os Jesuítas e a educação no período colonial.
Começaremos narrando como ocorreu a chegada dos padres jesuítas no Brasil em um período que coincide com a colonização do país pelos portugueses, tornando essa época da história do país um momento de transformação para os que aqui viviam. A partir da chegada logo verificaremos como foi introduzida a educação no períodocolonial através da Companhia de Jesus, como os jesuítas fundaram a primeira escola em Salvador e assim expandiram-se pelo restante do país rapidamente fundando várias escolas.
Também vamos descrever como foi o desenvolvimento do processo educacional e a metodologia utilizada pelos jesuítas.
Depois de quase dois séculos desenvolvendo a educação no Brasil, os jesuítas tiveram seu projetoeducacional interrompido, através das pesquisas realizadas iremos compreender como aconteceu o processo de expulsão dos padres jesuítas e os motivos que levaram a esse acontecimento.





1.1 A chegada dos padres Jesuítas no Brasil

A Companhia de Jesus foi fundada por um grupo de jovens estudantes da Universidade de Paris. Liderados por Inácio de Loyola, os membros do grupo ficaram conhecidoscomo jesuítas.
Os padres jesuítas vieram para o Brasil, com o intuito de propagar a fé católica, trazendo os preceitos da companhia de Jesus para tentar reverter o processo de expansão do movimento protestante. Conforme Piletti e Piletti:

A união entre a igreja e os governantes portugueses era conveniente para ambas as partes, pois a igreja passava por um momento difícil de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jesuítas e a educação no período colonial
  • Historia da educação período colonial
  • A educação no periodo colonial
  • Educação no período colonial
  • Educação no período colonial
  • educação no periodo colonial
  • História da educação no período colonial
  • Educação no período colonial brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!