Os interesses economicos e a ciência

Páginas: 12 (2885 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E OS INTERESSES ECONÓMICO-POLÍTICOS

Identificação
Agrupamento de escolas de Artur Gonçalves Filosofia 11ºC Ano Lectivo: 2009/2010

Prof. Sofia Morais

Trabalho Realizado por:

• • •

Maria Rita Carvalho, n.º 5172 Miguel Loureiro Simões, n.º 6426 Teresa Veiga Maltez, n.º 6048

F

I

L

O

S

O

F

I

A

A i n v e s t i g a ç ã o c i e n tífica e os interesses económico-políticos

Índice

Introdução A Política e a Ciência Os interesses Económicos Os interesses Políticos Conclusão Bibliografia

1 2 5 7 9 10

F

I

L

O

S

O

F

I

A

A i n v e s t i g a ç ã o c i e n t ífica e os interesses económico-políticos

Introdução
O trabalho que vamos abordar é sobre “A investigação científica e os interesseseconómicopolíticos”. Ao longo deste vamos descobrir de que forma os vários interesses conseguem manipular a ciência. Temos vindo a descobrir que esta tem uma grande importância e traz-nos bastantes benefícios. Mas será que ela trabalha apenas para o bem da sociedade? Esta é uma das perguntas a que nós vamos tentar responder nesta procura incessante pela verdade. Vamos realizar um pequeno estudosobre a opinião pública a que este tema se refere, nomeadamente, a alguns temas actuais como a Gripe A, que têm afectado a nossa sociedade e sobre o qual nos vamos debruçar. Deste modo, o trabalho vai integrar os seguintes tópicos: • A interdependência da política e da ciência ao longo do tempo; • A ética e as questões morais da política; • Os casos específicos da Gripe A, como acima referido; •Produção de armas; • Campos de experiências médicas nazis.

M a r i a R i t a C a r v a l h o , M i g u e l L o u r e i r o S i m õ e s , Te r e s a Ve i g a M a l t e z

1

F

I

L

O

S

O

F

I

A

A i n v e s t i g a ç ã o c i e n t ífica e os interesses económico-políticos

A Política e a Ciência
A ciência e a política sempre estiveram ligadas no sentido desta tersido constantemente influenciada pela política. Pelo conceito de política entende-se a arte de gerir os conflitos que nascem do convívio entre as pessoas do seio de uma comunidade. A actividade política só se justifica se o político tiver espírito republicano, ou seja, se as suas acções, além de procurarem a conquista do poder, forem dirigidas para o bem público, que não é fácil definir, mas que épreciso sempre alcançar. E nenhuma profissão é mais importante, porque o político, na sua capacidade de definir instituições e tomar decisões estratégicas na vida das nações, tem uma influência sobre a vida das pessoas maior do que a de qualquer outra. Tem havido várias formas de organização política ao longo dos séculos,(monarquia, república, ditadura, democracia, aristocracia, …) conforme asrelações de poder existentes entre os diversos grupos sociais. Por outro lado, a ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona. Ciência refere-se tanto: • À investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar oconhecimento empírico; • Ao corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.

A Ciência é, assim, o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que engloba verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. Continua a ser frequente encarar-se a ciência e a técnica como neutrais. Um cientista ou um inventor teria apenas um únicocompromisso e pelo qual teria apenas responsabilidade: Descobrir tudo o que pode ser descoberto. Experimentar tudo aquilo que pode ser experimentado. Assim, dividimos o nosso trabalho em dois temas centrais: a) A ciência e a técnica estão hoje, em muitos domínios, claramente ao serviço das estratégias do poder ou do aumento dos lucros das multinacionais.

M a r i a R i t a C a r v a l h o , M...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ciência e os interesses políticos, econômicos e a dominação social.
  • Interesses económicos
  • Interesses economico politicos
  • A Investigação Cientifica e os Interesses Económico-Políticos
  • Interesse econômico aliado a sustentabilidade na gestão ambiental das organizações.
  • TUFFANI Ciencia E Interesses Escaneamento Vertical 1
  • Comparativo econômico da aplicação do sistema light steel framing em habitação de interesse social
  • Interesses

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!