os instrumentos tecnicos operativos do serviço social

Páginas: 12 (2884 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2014
FACULDADE DO PIAUI – FAPI
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: ESTAGIO SUPERVISIONADO II
PROFª: ALINE TEIXEIRA MASCARENHAS DE ANDRADE COSTA
ALUNAS: JOELMA COIMBRA E SAMMIRA FERREIRA
INSTRUMENTOS TÉCNICO-OPERATIVOS: IMPORTÂNCIA PARA A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL
TERESINA
2014
JOELMA COIMBRA SILVA
SAMMIRA DE JESUS DE SOUSA FERREIRA
INSTRUMENTOSTÉCNICO-OPERATIVOS: IMPORTÂNCIA PARA A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL”
Projeto de intervenção para conclusão da disciplina de Supervisão de Estágio II, sob a orientação da Professora Aline Teixeira Mascarenhas de Andrade Costa do curso de graduação de Serviço Social da Faculdade do Piauí.
TERESINA
2014
SUMÁRIO
1DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
2APRESENTAÇÃO3JUSTIFICATIVA
4 OBJETIVOS
5 REFERENCIAL TEORICO
6 METODOLOGIA
7CRONOGRAMA
8RECURSOS
9 REFERÊNCIAS
10 ANEXOS
1-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome do Projeto:
Instrumentos técnico-operativos:
Órgão/Instituição responsável:
Secretaria de Desenvolvimento Rural-SDR / Diretoria de Combate a Pobreza Rural-DCPR
Equipe:
Aline Lara Sales Feitosa Teixeira (Assistente Social)
Clesiana Ramos (AssistenteSocial)
Lidiana rocha dos Santos (Assistente Social)
Fernando Danda Vasconcelos (Diretor do DCPR)
Frances (Supervisor da FJET)
Supervisora de Campo:
Lidiana Rochados Santos (Estagiária: Sammira de Jesus de Sousa Ferreira)
Clesiana Ramos (Estagiária: Joelma Coimbra e Silva)
Supervisora Acadêmica:
Aline Teixeira Mascarenhas de Andrade Costa
Email:aline.tma@hotmail.com
2-APRESENTAÇÃO
Asestagiárias de serviço social da Faculdade do Piauí (FAPI) realizarão o referido projeto de intervenção dentro do campo de estagio supervisionado da Diretoria de Combate a Pobreza Rural (DCPR) no intuito de mostrar propostas para melhoria dos instrumentais utilizados no campo de trabalho.
3-DIAGNÓSTICO
Demos diagnosticar como manifestação da questão social dentro do espaço sócio-ocupacional acategoria trabalho, pois o serviço social também se insere como um trabalhador assalariado no que se refere à venda diária do trabalho. E possível caracterizar esse modelo, através das melhorias que o serviço social obteve devido a ruptura com o conservadorismos atingido pelo movimento de reconceituação, como também trazendo melhoria através dalei de regulamentação da profissão (LOAS) é importantetrazer tal segmento para a melhoria da pratica profissional dentro do DCPR.

4-JUSTIFICATIVA
Este trabalho tem como objetivo analisar a importância dos instrumentos técnico-operativos no cotidiano da prática dos profissionais de serviço social, tendo sempre em mente a articulação entre as dimensões como sendo algo fundamental na vida desses profissionais.
Por isso, o entendimento a respeito dostipos de instrumentais representa um conhecimento essencial para pratica profissional das profissionais de serviço social no DCPR, local que será implantado o projeto de intervenção.
Dessa maneira, fica visível a necessidade de elaborar propostas com embasamento teórico da nossa profissão, no intuito de qualificar o estudo darealidade referente ao campo de trabalho das profissionais
Sendo assim,a instrumentalidade é vista por Guerra (2007), como conquista da capacidade, realizada no ato da materialização dos objetivos, onde os profissionais concretizam seus propósitos através de respostas as demandas. Somente adquirido essa capacidade dentro da prática profissional que os profissionais de serviço social iram modificar a realidade existente.
Portanto, torna-se indispensável ter oconhecimento sobre as dimensões que norteiam a nossa prática profissional, no que se refere ao teórico-metodologico ético- político e técnico operativo, sendo os mesmos indissociáveis.
No decorrer do nosso trabalho a realizar, iremos mostrar o aperfeiçoamento dessas três dimensões, sendo que uma delas a dimensão técnico operativa relacionada aos instrumentos de trabalho das profissionais na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instrumentos técnicos ( serviço social )
  • Instrumentais técnico-operativos do serviço social
  • INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS DO SERVIÇO SOCIAL
  • Os instrumentais técnico-operativos na prática profissional do serviço social
  • Gestão em serviço social
  • Instrumento tecnico operativo
  • instrumentos tecnicos operativos do assistente social:pratica e pericia social no judiciari
  • instrumentos técnicos do assistente social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!