Os indígenas naformação da família brasileira na obra casa-grande & senzala de gilberto freyre.

606 palavras 3 páginas
Livro: Casa Grande e Senzala
RESENHA DO CAPÍTULO 2.
Os indígenas naformação da família brasileira na obra Casa-Grande & Senzala de Gilberto Freyre.

No capítulo 2 Gilberto Freyre se propõe a analisar a formaçãoda família brasileira. Para isso, enumera pormenoramente certas influências dos vários povos que contribuíram para a sua formação, destacando a miscigenação racial.
Democracia racial, considerouFreyre que predominou no Brasil, para a formação étnica e cultural da sociedade. De forma praticamente harmoniosa para a organização de costumes e hábitos da sociedade patriarcal brasileira os povos nativos os portugueses e os negros africanos tiveram grande contribuição. Freyre considera, a casa-grande como lugar de excelência da manifestação do caráter brasileiro.
A casa-grande era residência, concebida como modelo feudal de sede administrativa, um lugar de poder. Freyre tenta resgatar as tradições brasileiras, tentativa de buscar o “tempo perdido”, ele nos atenta para os domínios desse poder.
De forma profunda ele aborda e analisa os ritos religiosos, culinária, higiene e outros aspectos da história do cotidiano. As influências deixadas pelos povos indígenasa cultura dos caboclos do norte e do nordeste brasileiro.
Gilberto descreve os indígenas, sem desenvolvimento militar ou técnicoe chega a compará-los a crianças , uma visão bem etnocêntrica.
A incapacidade de defesa observada pelo autor chegava a tal ponto que não despertou nos conquistadores um desejo ou necessidade de extermínio, mas sim de aproveitamento dos sujeitos aqui encontrados. Não sendo necessário o extermínio desses povos, pelo contrário, o processo de colonização das novas terras se deu, a princípio, com recorrente união entre europeus e indígenas.
Ainda quanto ao aspecto da miscigenação, o indígena é apresentado como um ser propenso a uniões exogâmicas, devido ser, de modo geral, também poligâmico, essa característica ajudou na difusão da colonização. Por outro lado, a

Relacionados

  • Ralações étnicas raciais
    11787 palavras | 48 páginas