os indios tupi guarani

Páginas: 6 (1291 palavras) Publicado: 2 de fevereiro de 2014

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
AUTORIZAÇÃO: DECRETO Nº92937/86, DOU 18.07.86 – RECONHECIMENTO: PORTARIA Nº909/95, DOU 01.08.95
COORDENAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DA UNEB
Portaria n.º 0264/2009, publicada no D.O.E. de 07 e 08/02/2009

TP-Juliana Nogueira Polo-Santo Estevão
TD-Verena PitangaGrupo-G27
Disciplina: História da África Disciplina-História
Discente: José Alves dos Santos Júnior
Resenha:
ESCRAVIDÃO INTERNA NA ÁFRICA, ANTES DO TRÁFICO NEGREIRO.
ORIGEM DA ESCRAVIDÃO
A presença da escravidão na vida social de diferentes povos, desde a Antiguidade Clássica. Vale ressaltar que,quanto maior o número de escravos apreendidos, mais bem sucessiva torna-se a campanha militar e tanto maior a glória do faraó. Cabia a este, por esses tempos, chamados “mortos-vivos”, entre os deuses (sob a forma de sacrifício), o clero e a nobreza. A região do sul do Egito, portanto, transformou-se em produtora e revendedora de uma mercadoria de alto valor para a região: ser humano como assim os vêhoje, mas que, naquela época constituíam-se como seres inferiores, distribuídos de racionalidades, de uma vida social e cultural respeitável, portanto, suscetíveis de seres objetos de escravização pelos mais poderosos e superiores. Inicialmente, o alvo desse comércio não eram os homens adultos, como no tráfico atlântico, posteriormente instaurado, Visava, primordialmente, as mulheres, acostumadasaos trabalhos duros e repetitivos e as crianças, cuja adaptação á nova cultura seria de mais fácil inserção. A escravidão, uma das instituições mais antigas e duradoras da humanidade, era praticada na África. Define-se escravidão como uma forma de exploração, cujas características específicas se encontram numa relação entre dois seres humana um considerado sujeito e proprietário e outro consideradoobjeto e propriedade. A sociedade não protegia o escravo como pessoa, perante a lei. Os escravos não tinham ligações com a rede de parentesco e tinham apenas os direitos concedidos por tolerância. Não existia uma classe social de escravos. Existiam diferenças regionais na África, no modo como os escravos eram tratados e no grau a partir do qual os descendentes dos escravoscapturados ou comprados podiam se libertara alforria completa, de modo geral, se efetivava no mundo islâmico, especialmente nos caos de escravos soldados, não sendo comum no sul do Saara. O desenvolvimento do comércio de escravos no interior da própria África. Ser escravo significava não ter estabilidade na comunidade que o adquiria. Escravo poderia ser vendido por mau comportamento, pornecessidade material de seu proprietário ou outro motivo qualquer, alheio à sua vontade.
Na prática, os escravos não são usados como objetos ou animais, aos qual essa ficção ideológica tenta rebaixá-los. A escravidão era um dos muitos tipos de relações de dependência e um meio eficaz de controlar as pessoas. Outra relevante forma de dependência social utilizada na África era o penhor, quando a pessoaficava retida como garantia da dívida. A grande maioria dos estudiosos africanos e europeus concorda que a escravidão era uma atividade na África era, antes da chegada dos mercadores europeus no final do século XV.
Na escravidão interna pré-colonial africana, as pessoas eram transformadas em escravos por punição de algum crime, ou por dívida. Alguns autores identificam essa prática como escravidãode linhagem, também chamada de escravidão doméstica ou de parentesco. Esse tipo contraditório de escravidão pode ser considerado uma forma menos agressiva de escravidão, pois os escravos poderiam ter acesso a terra, enquanto meio de produção, poderiam casar-se com pessoas livre se, algumas vezes, eram considerados como membros da família de seu proprietário. As razões pelas quais as pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tupi-Guarani
  • Os Tupi-Guarani
  • tupi guarani
  • tupi guarani
  • os indios tupi
  • mitologia tupi-guarani
  • Hino Nacional em Tupi Guarani
  • Origem tupi guarani

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!