os indios na amazonia

Páginas: 10 (2495 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2013
Índios no Pará
Prof. Leonardo Castro

Antecedentes: a Amazônia paraense antes dos europeus



Na região que abrange a atual Amazônia (que compreende 60% do território brasileiro) antes da chegada dos europeus viviam povos ameríndios que foram denominados de “índios”, termo que tem sua origem com a conquista de Cristóvão Colombo que imaginava ter chegado às Índias, na Ásia, quando“descobriu” o continente que mais tarde veio a se chamar América.

Neste momento, a população indígena não utilizava a escrita. Sua história, mitos e costumes eram transmitidos oralmente. Por esta razão, para o estudo do passado indígena do Brasil, da Amazônia e do Pará chegou até nós através de narrativas ou relatos orais, que foram transmitidos de geração a geração. Outra forma importante, efreqüentemente utilizada, para se estudar e compreender a história dos povos ameríndios que viviam na Amazônia é o estudo dos vestígios materiais que ficaram daqueles índios do passado longínquo. Através de pesquisas destes materiais pode-se comprovar a presença de grupos humanos no passado da região, e, a partir de suas análises, podemos compreender a forma de vida dos mesmos. Os estudos e análises dessesvestígios são realizados por arqueólogos. Os vestígios de materiais mais comumente analisado na região são os fragmentos de cerâmica, instrumentos em pedra, gravuras e ossos humanos descobertos.

O período anterior à chegada dos europeus é comumente chamado de pré-colombiano (isto é, antes da chegada de Colombo). Os povos indígenas que vivem ainda hoje na Amazônia são descendentes dos povospré-colombianos. As suas línguas, por exemplo, são faladas desde antes da chegada dos europeus. Estudos recentes mostram que os índios que vivem hoje na Amazônia e no Pará estão nesta região a mais de 12.000 anos.

Os primeiros grupos humanos eram caçadores e coletores que estavam organizados em pequenos grupos de famílias, morando em cavernas (ou grutas), geralmente localizadas em serras. Eles erampredominantemente nômades, pois não moravam durante muito tempo no mesmo local. Sua alimentação dependia do que caçavam ou coletavam: animais como a paca, a cutia, o jacaré, peixes, etc. Coletavam raízes, sementes e frutos.

Em um segundo momento viveram na região grupos humanos horticultores de raízes, por volta de 4.000 anos atrás, que começaram a se instalar na beira de rios, nas chamadas“várzeas” da região amazônica. Formaram aldeias, morando principalmente em grandes casas. Esses grupos buscavam sua subsistência, água e alimentação, principalmente nos rios e igarapés. A sua alimentação era baseada na pesca (peixes, peixe-boi e tartarugas) e na caça (roedores e mamíferos terrestres). Também começaram a plantar milho e mandioca. A agricultura se realizava em áreas pequenas, por isso sãochamados de horticultores.


Os Tupinambá

Antes da chegada dos portugueses ao Estado do Pará, habitavam em nossa região diversos grupos indígenas. Para a área do atual território amazônico, os indígenas estavam agrupados em três grandes troncos: tupi-guarani, aruaque e caribe.
Dentre os índios tupi-guarani na região, os mais conhecidos são os Tupinambá.

O primeiro grupo indígena que osportugueses entraram em contato ao chegar ao Pará foram os índios Tupinambá, cujo “morubixaua” (“principal” ou “cacique”) se chamava Guaimiaba, apelidado pelos portugueses de Cabelo-de-Velha.

Os Tupinambá eram extremamente belicosos, isto é, guerreiros. As guerras entre os Tupinambá tinham o objetivo de capturar prisioneiros para a execução e a antropofagia ritual. Os mortos e feridos durante ocombate eram devorados no campo de batalha ou durante a retirada; os prisioneiros seguiam com seus algozes, para que as mulheres também os vissem, e pudessem ser mortos. A vingança, assim, era socializada: era necessário que todos se vingassem. A execução ritual, contudo, poderia demorar vários meses.



Os belicosos Tupinambás. Gravura de Theodore De Bry, Grandes Viagens, 1592....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DESMATAMENTO E ÍNDIOS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
  • ASPECTOS CULTURAIS DA AMAZoNIA (DIJALMA BATISTA;DOS ÍNDIOS E DOS BRANCOS)
  • Uma análise histórica da transfiguração social e cultural dos índios da amazônia
  • Índios e Brancos na Amazônia em Meados da Década de 1990
  • Indios
  • indios
  • Amazonia
  • Amazonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!