os impactoss da tecnologia da informática no meio ambiente

304 palavras 2 páginas
"OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO MEIO AMBIENTE"
No processo de fabricação, para cada quilo de PC, são gerados 3 quilos de E-lixo, grandes quantidades de elementos químicos e gases tóxicos, emissão de gases, contaminação da água do solo e destruição da camada de ozônio.
Milhares de quilos de poluentes a cada ano contaminam o ar e contribuem para o aquecimento Global. O risco para trabalhadores da industria de computadores com a exposição a gases e resíduos químicos é em média 3 vezes maior que outras industrias.
Assim como outras atividades humanas, a TI provoca impactos no meio ambiente sendo tanto pela demanda de energia elétrica quanto pelos materiais utilizados na fabricação do hardware. Esse nível de consumo de energia torna os centros de dados um dos grandes contribuintes pela emissão de CO2 e, consequentemente, para o aquecimento global.
Dados comprovam que os Data Centers são grandes consumidores de enregia, sendo responsáveis por quase 1% da energia consumida no planeta e metade desta é gasta na refrigeração dos servidores, sem contar que calcula-se o disperdício de energia possa chegar a 60%, isto faz com que gastos de energia possa chegar a 50% dos orçamentos de tecnologia de uma grande empresa.
Neste contexto, existem empresas que adotam as ações de TI Verde suportando os negócios e outras que oferecem as soluções.
O descarte inteligente é a maneira correta de se desfazer de equipamentos, cuidando para que eles não sejam simplesmente jogados em aterros sanitários comuns, onde, em consequências das substâncias químicas contidas pode haver risco de contaminação do solo e da água, sendo encaminhado para a reciclagem ou doação dos equipamentos assim que estiver encerrada sua vida útil.

Relacionados