os impactos dos diferetes recursos tecnologiocs em um projeto didático

6083 palavras 25 páginas
1

O IMPACTO DOS DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS NO
PROJETO DIDÁTICO – O ENCANTO DA LITERATURA DE CORDEL.
Dilene Dutra Paulon1
Rosangela Vargas Cassola2

RESUMO
Partimos da problemática de que os alunos do 4º ano da escola municipal Frei
Eucário Schmitt apresentavam desinteresse pela leitura, dificuldades de interpretação e produção de textos em todas as disciplinas. Objetiva-se assim, verificar quais os impactos que os recursos tecnológicos causam em um projeto didático ,de que forma as tecnologias envolveram os alunos durante a execução do projeto didático.

Quais os recursos que

motivariam este grupo de alunos a desenvolverem o gosto pela leitura e pela construção da escrita. E, finalmente de analisar , os fatores que foram complicadores e\ ou estimuladores na utilização dessas tecnologias.
A fim de atingir os objetivos foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa “in loco” na
Escola. Os alunos escolheram a Literatura de Cordel para trabalhar no projeto didático.
Realizamos junto à professora da sala de tecnologia educacional um levantamento de todos os recursos tecnológicos disponíveis para a execução do projeto e das atividades pedagógica referente ao assunto proposto. Os resultados apontaram para o fato de que a utilização do uso das tecnologias com a mediação correta dos professores poderá estimular os alunos tornandoos leitores e produtores de textos, facilitando a interpretação textual em todas as outras disciplinas, mas por outro lado alerta que, na posição de serem somente expectadores e sem a efetiva participação, o resultado poderá não ser o desejado.

1

Dilene Dutra Paulon: Pedagoga com habilitação em Educação Infantil e Ensino Fundamental, professora pela Secretaria de Educação do Município de Dourados- MS. Lotada 40 horas na Sala de Tecnologia da Escola Municipal Frei Eucário Schmitt deste município. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de
Fortaleza e especialista no Magistério Superior pela UFMS. E-mail:

Relacionados