Os impactos do lixo para a sociedade

Páginas: 18 (4345 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
OS IMPACTOS DO LIXO PARA A SOCIEDADE
RESUMO
Trata-se de um trabalho que tem como objetivo discutir a coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos e a reciclagem, argumentando que a reciclagem isoladamente não pode ser considerada como solução para todos os problemas com o lixo. Além disso, pretende-se mostrar que um dos papéis da coleta seletiva é trazer à tona reflexões sobre os problemas comos resíduos sólidos, como o consumismo, a obsolescência planejada, o desperdício e a necessidade de diminuir a quantidade de resíduos gerados.
Palavras-chave: coleta seletiva, reciclagem, obsolescência planejada.
INTRODUÇÃO
Um dos principais problemas encontrados nas cidades, é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais.
Esse processo decorre da acumulação dosdejetos que nem sempre possui um lugar e um tratamento adequado. Isso tende a aumentar, uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, e consumo significa lixo.
A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumimos produzem impactos.________________
Graduação em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia, pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto,São Paulo, Brasil. E-mail do autor: ********************* Orientador: ***************************
Há aproximadamente 40 anos a quantidade de lixo gerada era muito inferior a atual, hoje a população aumentou, a globalização se encontra em um estágio avançado, alémdisso, as inovações tecnológicas no seguimento dos meios de comunicação (rádio, televisão, internet, celular, etc.) facilitaram a dispersão de mercadorias em nível mundial.
O lixo acumulado produz um líquido denominado de chorume, esse possui coloração escura com cheiro desagradável, a substância gerada atinge as águas subterrâneas (aquífero, lençol freático), além disso, existe a contaminação dossolos e das pessoas que mantêm contato com os detritos, deslizamentos de encostas, assoreamento de mananciais, enchentes e estrago na paisagem.
DESENVOLVIMENTO
A produção de lixo é inevitável. A partir das atividades humanas são gerados resíduos sólidos de duas maneiras: como parte inerente do processo produtivo e também quando termina a vida útil dos produtos
Assim, que destino dar ao lixoproduzido torna-se um problema cada vez mais sério. À medida que a produção de lixo aumenta em taxa maior do que a de aumento da população, aumenta também a quantidade e a complexidade de substâncias sintéticas produzidas e diminui a disponibilidade de grandes espaços vazios para "afastar o lixo da vista da população" (maneira que tem sido usada tradicionalmente para encarar esse problema).Destaca-se que desde a Antiguidade as instalações para disposição final de resíduos sólidos têm sido alocadas em áreas habitadas por populações pobres, despossuídas e pertencentes a minorias étnicas. Assim, há desigualdade social na exposição aos riscos ambientais, constituindo um quadro de injustiça ambiental (ACSELRAD, 2002).
A palavra lixo origina-se do latim lix, que significa cinzas ou lixívia.No Brasil atribuiu-se ao lixo, segundo a NBR 10004, a determinação de resíduo sólido. Resíduo, do latim, significa o que sobra de determinadas substâncias (BIDONE; POVINELLI, 1999). Já a categoria de resíduos sólidos urbanos inclui os resíduos domiciliares, o resíduo comercial de pequenos geradores (produzido em escritórios, lojas, hotéis, supermercados, restaurantes) e os resíduos de serviçosoriundos de limpeza pública urbana (resíduos de varrição de vias públicas, limpeza de galerias, terrenos, córregos, praias, feiras, podas). Os resíduos sólidos urbanos são de responsabilidade municipal (TENÓRIO; ESPINOSA, 2004).
Para lidar com o lixo, o ideal seria não gerá-lo, mas já que sua produção é inevitável, resta ao homem a estratégia de gerar o mínimo de lixo possível. E garantir aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lixo e impactos
  • Impacto social do lixo
  • Impacto ambiental do lixo electronico
  • O impacto do lixo da construção civil
  • Impactos socioambientais do lixo
  • lixo e sociedade de consumo
  • Interação da sociedade com o lixo
  • A sociedade da informação e o lixo eletrônico.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!