Os impactos da polui o causada pelos barcos

Páginas: 6 (1493 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
Quais os impactos da poluição causada pelos barcos?
Um assunto ainda não muito estudado e discutido é a poluição causada pelos barcos. O crescimento considerável do número de embarcações envolvidas no transporte fluvial (carga e passageiros), calculado em mais de 50.000, e o aumento da potência usada nos motores de propulsão das embarcações para que alcancem maiores velocidades fazem com que acontribuição do modal fluvial para a poluição das águas e para o efeito estufa esteja aumentando, daí a necessidade de novos esforços para reduzir isso.
A quantidade de SOx e PM depende principalmente do teor de enxofre no combustível residual, comumente conhecido como combustível bunker. O uso de combustível destilado (basicamente diesel), no lugar do residual, contribuirá para redução dessesgases (contribuirá também para a redução dos NOx). O uso de tecnologias para limpeza dos gases de descarga, por exemplo, a lavagem dos gases com água do mar (scrubber), é capaz de reduzir o SOx em até 99%, o NOx em 5% e o PM em 80%. Obviamente, no caso do uso de lavagem de gases com água do mar, haverá necessidade de prescrever critérios para descarga dessa água a fim de não provocar poluição do mar.Os barcos emitem um volume de poluentes particulados equivalente à metade da poluição emitida pela frota de veículos de todo o mundo. A conclusão é de estudo inédito feito por cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. O estudo é o primeiro a calcular a poluição emitida pela frota fluvial em termos globais a partir de medições diretas das emissões de particulados em barcos emoperação real.
Pesquisadores estimam que os barcos emitem cerca de 550 toneladas de poluição particulada globalmente a cada ano. Como mais de 70% do tráfego fluvial ocorre dentro da linha costeira de 125 milhas, esta é uma fonte significativa de preocupação em relação à saúde das populações costeiras.
Os barcos comerciais emitem poluição tanto na forma de particulados quanto na forma do mais conhecidodióxido de carbono. Contudo, segundo os pesquisadores, esses dois tipos de poluição têm impactos opostos sobre o clima. As partículas têm um efeito global de resfriamento que é quase cinco vezes maior do que o efeito global de aquecimento causado pela emissão de CO2 dos próprios barcos.
O CO2 emitido pelos barcos representa cerca de 3% de todo o CO2 emitido no mundo pelas atividades humanas. Afrota fluvial mundial emite ainda quase 30% dos óxidos de nitrogênio de origem antropogênica. A pesquisa, que incluiu o monitoramento das emissões de mais de 150 barcos, incluindo cargueiros, petroleiros e barcos de passageiros, analisou a química das partículas e dos gases emitidos por eles.
Os barcos emitem sulfatos, as mesmas partículas associadas com os motores diesel que equipam carros ecaminhões. Essas emissões variam em relação direta com o conteúdo de enxofre contido no combustível utilizado. Internacionalmente, o conteúdo de enxofre no combustível é regulado pela Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Barcos. Como resultado dessa convenção, alguns barcos usam combustíveis mais limpos, com baixos níveis de enxofre. Contudo, muitos deles continuam usando combustíveiscom altos teores de enxofre.
As emissões de particulados não-sulfatados dependem da velocidade de operação do motor e da quantidade de óleo lubrificante necessário para cada tipo de motor. Essa quantidade de lubrificante está diretamente ligada à qualidade do combustível utilizado – quanto pior o combustível, mais óleo é queimado e mais poluição é emitida.
Contudo, mesmo o uso do chamadocombustível limpo, com menor teor de enxofre, tem resultados contraditórios. Em um achado surpreendente, os cientistas descobriram que, apesar de resultar em menor emissão de particulados, o uso do combustível com menor teor de enxofre resulta em partículas que ficam mais tempo em suspensão no ar. É por isso que as novas normas sobre gases emitidos por embarcações entraram em vigor a partir de 1° de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • impactos ambientais causada pelo petroléo
  • IMPACTOS CAUSADOS PELA POLUI O DO CORREGO NO COTIDIANO
  • AS DOENÇAS CAUSADAS PELO IMPACTO DO LIXO NO AMBIENTE ESCOLAR
  • Barco
  • Barco
  • Polui O
  • Barco
  • O Que Polui O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!