Os impactos da expansao urbana

Páginas: 5 (1124 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
gestÃo ambiental noturno

samira mara

os impactos da expansao urbana

teresina
2012

samira mara

os impactos da expansao urbana

Trabalho apresentado para as disciplinas: Saúde e Meio ambiente, Planejamento urbano ambiental, Planejamento agroflorestal e meio ambiente, Estatística e meio ambiente da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, com seusrespectivos professores. Willian Luiz da Cunha, Luciana R. C Trigueiro, Kênia Zanetti e Rodrigo de M. Trigueiro.



TERESINA
2012

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO………………………………………………………………………4


2 DESENVOLVIMENTO ……………………………………………………………4

3 CONCLUSÃO………………………………………………………………………6

4 REFERENCIA ………………………………………………………………………6



1 INTRODUÇAO

O desenvolvimento tecnológico contribui em grande escala para o crescimento das cidades, e estas, por representar uma totalidade de relações culturais, políticas, econômicas e sociais, é a grande responsável pela nova reorganização do espaço, implicando na modificação daspaisagens, áreas urbanas, associadas aos diversos impactos ambientais.
É notável, que a falta de planejamento na estruturação das maiorias das cidades brasileiras, vem provocando conflitos entre o ambiente natural e o crescimento físico-urbanístico principalmente nas grandes cidades, como os grandes centros são Paulo e rio Ou seja, quanto maior a cidade, maiores serão os impactos ambientais, decorrentesdo processo de urbanização acelerado sem nenhuma infraestrutura, ao manejo e ocupação informal do solo os quais acarretam as mais diferentes formas de degradação dos ambientes urbanos, dentre eles, o desaparecimento de áreas verdes, poluição do solo, do ar e das águas, principalmente dos rios que além de canalizados são transformados em grandes canais de esgotos, através do lançamento de resíduose efluentes domésticos e industriais.
O objetivo desse trabalho é identificar o processo de crescimentos das cidades, os impactos e danos que esse crescimento vem causando ao longo dos anos, como isso modifica a vida da população, suas consequências e como isso pode ser melhorado.

2 desenvolvimento

Desde o século XIX, já se percebia mudanças climáticas, em todo o planeta causado por açõeshumanas e pela evolução industrial. No decorrer dos anos é comprovado o aumento da temperatura por meio da emissão de gases de efeito estufa, esse é um problema que também se da por causa da expansão urbana. A expansão urbana tem tido um aumento descontrolado, o meio rural,o meio ambiente,tem sido tomado por construções de engenharia não dando espaço para a natureza e com isso muitos danos e impactosambientais ocorrem,assim como também muitos problemas tanto ambientais como de saúde da população,a população que muitas vezes em busca de emprego,melhoria de vida faz parte dessa expansão e acaba indo morar em áreas de risco e sem nenhuma infraestrutura,lugares onde não há saneamento básico.a ocupação inadequada das encostas diminui a capacidade de infiltração das águas, o escoamento superficialcausa erosão,lixos domésticos são carregados para o leito dos rios ocasionando assim enchentes,assoreamento dos rios e muitos outros problemas a saúde da população como por exemplo diarreias causada pelas águas contaminadas,doenças respiratórias e muitas outras. Essa ocupação desordenada atinge todas as classes, pois ela retira a vegetação deixando as cidades completamente sem áreas verdes eisso afeta o clima, as temperaturas, o nível de chuvas, mas quem mais sofre com essas consequências é a população carente que vive em lugares sub-humanos.
A expansão urbana precisa bem analisada, uma obra de engenharia precisa antes de ser iniciada estudada, analisada para ver quais os riscos que aquele projeto pode apresentar para a população e também ao meio ambiente e quais os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Expansão urbana e seus impactos ambientais
  • Expansão urbana e seus impactos ambientais
  • Expansão urbana e seus impactos em Ametista do Sul
  • Riscos e impactos amientais na expansão urbana
  • Impacto ambiental causado pela expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais na expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais da expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais em áreas de expansão urbana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!