Os fundamentos do serviço social na contemporaneidade

Páginas: 11 (2586 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
 Eixos teóricos
1. Institucionalização – A institucionalização de crianças e adolescentes.
1.1 História da Institucionalização
1.2 As instituições para crianças e adolescentes
1.3 O papel dessas instituições na formação da personalidade
1.4 Os centros de acolhimento institucional para crianças de adolescentes

1. Sexualidade da criança e do adolescente
1.1 A sexualidade comoelemento importante para formação humana
1.2 O desenvolvimento da sexualidade em crianças e adolescentes

2. A equipe interdisciplinar num centro de acolhida
2.1 O trabalho da equipe interdisciplinar
2.2 O papel da equipe interdisciplinar
2.3 A interdisciplinariedade.


A institucionalização de crianças e adolescentes.


A história da institucionalização vem de muitos tempos, poisnão é de hoje que crianças e adolescentes são abandonados nas ruas, hospitais, locais públicos por aqueles que os conceberam. Seja por falta de condições financeiras, vida precária ou porque não os querem ou ainda como um meio de proteção pensando ser a melhor forma de ajudar, pois em sua compreensão não pode dar o que a criança precisa, mas outro o pode fazer em seu lugar.O abando de criança e adolescente no Brasil vem crescendo notoriamente, pensando nisto é que foi criando o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que é de ordenamento jurídico e tem como objetivo prioritário a proteção integral de crianças e adolescentes. O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Ela regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspiradopelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988.

O acolhimento institucional, não pode ser comparado com caridade ou assistencialismo, pois é um direito de toda criança e adolescente, segundo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

As crianças e adolescentes institucionalizados são em sua grande maioria advindos de situação socioeconômica precária,lógico que não sendo esta a única responsável pelo acolhimento, também a falta de informação/orientação á família, adolescente gestante, aos pais jovens, sendo vários os motivos para o acolhimento, incluindo em seu quadro, o abandono, dependências químicas, a vivencia na rua e até crianças que por diversos motivos ou sem motivo algum tiveram seus pais ou responsáveis mortos e acabaram ficando órfãs,acabaram por necessidades especificas “protegida” pelo Estado, ou seja, da vulnerabilidade a garantia de direitos, através de serviços de acolhimento como o SAICA - Serviço de Acolhimento Institucional Para Criança e Adolescente, antigamente conhecido somente por abrigo.

É importante lembrar que segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) especificamente os artigos 92, 93 e 94, além doparágrafo único 101, determina que o Acolhimento Institucional deva ser uma medida excepcional e transitória, mas o que observamos na realidade é o crescente número de crianças e adolescentes abrigados sem receber qualquer e devido investimento na manutenção dos seus vínculos familiares e na integração da família substituta.

O papel destas Instituições ao qual abrigam crianças eadolescentes é ter um olhar amplo, principalmente em se tratando da questão da sexualidade, uma vez que orientação e informação nunca são excessivo e sim necessário, não para vigiar e punir (Foucault, M), mas para orientar e prevenir, já que a sexualidade é extremamente importante em todas as fases do desenvolvimento humano.
Nas instituições, as crianças e adolescentes vivenciam diariamente diversascomparações uns com os outros, dúvidas, curiosidades, discriminações e outros fatores, porém para não deixar pairar a dúvida e para que não descubram por vias incorretas a melhor forma é o adulto responsável, esclarecer dúvidas e saciando assim às indagações e curiosidades, pois em se tratando de sexualidade o assunto bastante inquietante e quase sempre mais recusado no universo prático do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo: Os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade
  • Resumo de Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade
  • Fundamentos historicos e teóricos. serviço social na contemporaneidade
  • O serviço social na contemporaneidade
  • Serviço Social na Contemporaneidade
  • O serviço social na contemporaneidade
  • Resenha de o serviço social na contemporaneidade
  • Serviço social na contemporaneidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!