Os Filósofos da Natureza

Páginas: 13 (3194 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
- Tales de Mileto
Foi um filósofo da Grécia Antiga, o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624 ou 625 A.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C.. Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a águacomo sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.
Tales foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a Lua é iluminada por esse astro. Segundo Heródoto, ele teria previsto um eclipse solar em 585 A.C. SegundoAristóteles, tal feito marca o momento em que começa a filosofia. Os astrônomos modernos calculam que esse eclipse se apresentou em 28 de Maio do ano mencionado por Heródoto.
Se Tales aparece como o iniciador da filosofia, é porque seu esforço em buscar o princípio único da explicação do mundo não só constituiu o ideal da filosofia como também forneceu impulso para o próprio desenvolvimento dela.Em sua obra Metafísica, Aristóteles nos conta: “Tales diz que o princípio de todas as coisas é a água, sendo talvez levado a formar essa opinião por ter observado que o alimento de todas as coisas é úmido e que o próprio calor é gerado e alimentado pela umidade. Ora, aquilo de que se originam todas as coisas é o princípio delas. Daí lhe veio essa opinião, e também a de que as sementes de todas ascoisas são naturalmente úmidas e de ter origem na água a natureza das coisas úmidas”.
 Faz parte do seu mito o fato de ter previsto o eclipse solar de 585 a.C., embora muitos historiadores da ciência duvidem que os meios existentes na época permitissem tal proeza. Atribui-se a Tales o cálculo da altura das pirâmides, bem como o cálculo da distância até navios no mar, por triangulação. Tales foi oprimeiro personagem conhecido a quem se associam descobertas matemáticas. Acredita-se que obteve seus resultados mediante alguns raciocínios lógicos e não apenas por intuição ou experimentação. Os fatos geométricos cuja descoberta é atribuída a Tales são: 
A demonstração de que os ângulos da base de dois triângulos isósceles são iguais; 
A demonstração do seguinte teorema: se dois triângulos temdois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais; 
A demonstração de que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais; 
A demonstração de que ao unir-se qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB obtém-se um triângulo retângulo em C. Provavelmente, para demonstrar este teorema, Tales usou também o fato de que a soma dos ângulos de um triângulo éigual a dois retos; 

- Anaximandro
Foi um geógrafo, matemático, astrônomo, político e filósofo pré-socrático; discípulo de Tales seguiu a escola jônica. Os relatos doxográficos nos dão conta de que escreveu um livro intitulado "Sobre a Natureza"; contudo, essa obra se perdeu.
Atribui-se a Anaximandro a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do Gnômon (relógiosolar) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega).
Anaximandro acreditava que o princípio de tudo são coisas chamadas apéiron e arché, que apéiron é algo que não tenha vida, e arché que tenha vida, tanto no sentido quantitativo (externa e espacialmente), quanto no sentido qualitativo (internamente). Esse a-peiron é algo insurgido(não surgiu nunca, embora exista) e imortal.
Além de definir o princípio, Anaximandro se preocupa com os "comos e porquês" das coisas todas que saem do princípio.
Ele diz que o mundo é constituído de contrários, que se auto excluem o tempo todo. O tempo é o "juiz" que permite que ora exista um, ora outro.
Por isso, o mundo surge de duas grandes injustiças: primeiro, da cisão dos opostos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS FILÓSOFOS DA NATUREZA
  • Filosofos da natureza
  • Filosofos da natureza
  • Filósofos da natureza
  • Filosofos da natureza
  • filosofos da natureza
  • Filósofos pré-socráticos, também conhecidos como filósofos da natureza
  • Os filosofos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!