Os esquimós

Páginas: 6 (1267 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014


Os Esquimós


Caracterização
A palavra “esquimó”, adoptada pelos brancos, vem da língua dos índios “Cree” e significa “Comedor de carne crua.” Contudo, os esquimós chamam-se a si próprios “inuit”, que significa “gente.” Os esquimós são um povo indígena de pele amarela, cabelos pretos, olhos oblíquos e cílios pesados, para proteger os olhos do brilho do Sol que é reflectido no gelo.Possuem uma estatura baixa, membros curtos e corpos robustos, permitindo-lhes assim conservar mais o calor. Os homens medem em média 1.60m e as mulheres 1.50m. Os esquimós não formam nem pertencem a nenhuma nação. São por natureza um povo nómada. Os esquimós são solidários, acolhedores e pacíficos. A sua civilização baseia-se na família patriarcal e poligâmica, em que o homem pode ter mais do que umamulher, dependendo da sua riqueza.


Fig.1 – Esquimós



Localização
Os esquimós vivem nas regiões árcticas e subárcticas do Canadá, da Gronelândia, Alasca e Sibéria. O seu território engloba o extremo nordeste da Sibéria, as ilhas do Mar de Bering, o litoral continental do Alasca, a costa continental norte canadense, algumas ilhas do norte do Canadá, grande parte da costa oeste epartes da costa leste da Gronelândia. As regiões povoadas pelos esquimós são das mais frias e das que possuem as piores condições de vida do mundo. Os Invernos são longos e frios e os Verões curtos e frescos. Nos meses mais frios, as temperaturas variam entre os 29ºC negativos e os 34ºC negativos. Os lagos e os rios ficam cobertos de gelo durante nove meses por ano. A zona de terra firme do Árctico écomposta por imensas planícies, que se chamam tundras. Durante o Verão, a parte superior da tundra descongela-se e então, surgem, pântanos, charcos e brejos. A terra cobre-se de líquenes, musgos, arbustos e flores silvestres.


Fig.2 – Regiões habitadas pelos esquimós.

Etnia
Os esquimós dividem-se em dois grandes grupos, que são: os Inuit e os Yupik. Os Inuit são etnias que habitam nasregiões do Norte do Alasca, Canadá e Gronelândia. Os Yupik são etnias que habitam nas regiões do Alasca e da Sibéria.

Língua
A língua dos esquimós é o inuctitut. Esta língua pertence à família esquimó-aleutiana de línguas. As línguas esquimó-aleutianas ou línguas inuit-aleutianas, são uma família de idiomas falados na Gronelândia, no Norte do Canadá, no Alasca e em algumas partes da Sibéria. Osesquimós têm uma língua própria, que se divide em dialectos idênticos, que só têm substantivos e verbos. O inuctitut é falado por cerca de 30.000 pessoas no mundo.

Religião
Os esquimós acreditam que a natureza é controlada por espíritos poderosos. Eles crêem na existência de seres superiores em que não é necessário prestar culto nem fazer orações. Para eles, as crianças são muito importantes,porque segundo as suas crenças, elas são as reencarnações dos seus antepassados. Os esquimós não têm nenhuma palavra para designar Deus.

Os costumes
Os esquimós vivem em grupos distintos e utilizam o seu próprio dialecto, tradições e maneira de viver. Os costumes do povo esquimó são passados de geração em geração, incluindo as técnicas de caça e os comportamentos em sociedade, embora ocontacto com outras civilizações, como os comerciantes e os exploradores, no século XVII, tenha modificado alguns dos seus hábitos, permitindo-lhes ter acesso a novas ferramentas e armas de fogo. Esse contacto contribui também para o aparecimento de doenças características do homem branco. Os esquimós têm como hábito partilhar as suas esposas com os visitantes, com a finalidade de confundir os mausespíritos, no caso de acontecer catástrofes ambientais ou outras situações inesperadas. Nas regiões do Árctico, o Inverno é longo e rigoroso e para sobreviverem, os esquimós dedicam-se à pesca e à caça de animais árcticos, como: as focas, as baleias, as morsas e os ursos. Para se alimentarem também recolhem plantas combustíveis. Os esquimós aproveitam tudo dos animais que caçam e pescam: a carne,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esquimós
  • Esquimo
  • Esquimós
  • Esquimós
  • Os esquimós
  • Esquimos
  • esquimos
  • A cultura esquimo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!