Os elementos que compooem o patrimonio financeiro

564 palavras 3 páginas
Os elementos que compõem o patrimônio financeiro são:
Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido
Ativo é composto pelos bens e direitos da entidade.
Bens: tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça as necessidades humanas.
Ativo Tangível: ativos tangíveis da empresa são os bens de propriedade da empresa que são concretos, que podem ser tocados.
Ex: dinheiro, mercadoria para revenda, imóveis, maquinas, veículos, imóveis, equipamentos etc.
Ativo Intangível: marcas e patentes, ações ou quotas de capital.
O ativo intangível, que tem como principal característica a potencialidade de gerar benefícios futuros para as empresas. O surgimento de produtos inovadores, o conhecimento de processos de produção flexíveis e de alta qualidade, o talento e a moral dos empregados, a fidelidade dos clientes e imagem dos produtos, fornecedores confiáveis, rede de distribuição eficiente, etc.
Direitos: são bens de nossa propriedade que se encontra em poder de terceiros.
Ex. duplicatas a receber, títulos a receber, notas promissórias a receber, clientes, dinheiro em banco, aplicações financeiras, etc.
O ativo serve para manter o fluxo de caixa e também trazer benefícios futuros para a entidade. Ele é geralmente usado pela entidade na produção de mercadorias ou prestações de serviços. Os ativos de uma entidade resultam de transações passadas ou outros eventos como, por exemplo, compra de mercadorias ou venda de produtos, os ativos também podem ser adquiridos através de programas do governo para fomentar o crescimento econômico da região onde se localiza a entidade.

Passivo: é composto pelas obrigações da entidade.
Obrigações: são bens de propriedade de terceiros que se encontra em nosso poder.
Ex: duplicatas a pagar, títulos a pagar, notas promissórias a pagar, alugueis a pagar, fornecedores, impostos a recolher etc.
Para que exista um passivo a entidade devera ter uma obrigação presente, elas surgem no decorrer de negócios, usos e costumes e o desejo de manter

Relacionados