Os efeitos terapêuticos do sofrimento

Páginas: 9 (2250 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
SERMÃO 06/10/2011
ASSEMBLÉIA DE DEUS MS - JARDIM-MS
09/10/2011 CM BONITO-MS
Texto: II Reis 5:1-19

INTRODUÇÃO: A vida é a professora mais implacável: primeiro dá a prova, e depois a lição. C. S. Lewis disse que “Deus sussurra em nossos prazeres e grita em nossas dores”.

ELUCIDAÇÃO: Naamã era comandante do exército da Síria. Seu nome significa agradável. Era homem destemido e agradável aorei pelas vitórias que conquistara para o seu país. Aconteceu que Naamã com lepra, uma doença de pele controlada, pois era contagiosa. Hoje é conhecida como hanseníase e já tem controle e não é mais contagiosa.
Uma menina, cativa de uma das investidas dos Sírios a Israel, vendo a tristeza que estava naquela casa, disse a sua senhora que em Israel tinha a cura para Naamã. 
• (A atitudedessa moça é louvável, era uma escrava que tinha perdido sua família sua identidade, mas ainda tinha compaixão em seu coração.)
• O rei da Síria, sabendo disso imediatamente mandou uma carta a Jorão, rei de Israel, solicitando a cura.
• Jorão fica desesperado, pois a relação entre os dois países não era amistosa, e Jorão não tinha como curar Naamã, por isso, achou que o rei da Sírira queria o matar.• (Jorão sabia que em Israel tinha alguém que podia curar Naamã. Pois numa certa ocasião, quando a guerra era eminente contra os moabitas, Jorão fez aliança com o rei de Judá, Josafá e no meio do caminho para guerra, acabou a água e eles ficaram desesperados. Jorão e Josafá vão até Eliseu e através dele Deus e manda água de forma sobrenatural no ribeiro e ainda de quebra, dá os moabitas nas mãosdeles. II Rs 3.4-20) Ele se esqueceu de Eliseu, o Homem de Deus.
• A falta de comunhão com Deus e ainda o medo, nos deixam incapazes de enxergar a solução de Deus.
2
• O sofrimento de Naamã, a enfermidade tão cruel como a lepra naquela época,( que na bíblia é usada como uma referência ao pecado), foi um instrumento de Deus para transformar a vida de Naamã totalmente. Pois Deus usa o sofrimentopara cumprir os seus planos na vida das pessoas.

Analisando o sofrimento de Naamã quero falar sobre:

TEMA: OS EFEITOS TERAPÊUTICOS DO SOFRIMENTO

O.I. Sendo o sofrimento algo ruim, pode produzir algo de bom? Quais os efeitos curativos que o sofrimento pode causar?
O.T. Analisando o Sofrimento de Naamã podemos aprender que Deus usa o sofrimento para curar e, principalmente para salvar dacondenação eterna o homem pecador. Vejamos os efeitos benéficos que o sofrimento pode trazer:

Nota Explicativa: Sofrimento é sempre sofrimento. Não podemos desejar, nem nos deliciar no sofrimento em si. Isto é masoquismo. Ter prazer no sofrimento é pecado também. Contudo, devido ao próprio pecado Deus usa o sofrimento para tratar o pecador.

O PRIMEIRO EFEITO É:

I) O SOFRIMENTO PRODUZ AHUMILDADE. V.9-12

Naamã chegou até a porta de Eliseu com seus carros e cavaleiros e toda pompa. Porém Eliseu enviou um mensageiro e mandou que se lavasse sete vezes no Jordão.
Para Naamã, algumas situações eram humilhantes. 
1) Ter que aceitar um conselho de uma escrava, ainda criança; mas foi ela que Deus usou como o primeiro instrumento neste grande milagre. Deus a usou porqueela tinha fé e suas palavras estavam cheias de convicção. “Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina que ficou a serviço
3
da mulher de Naamã. Disse ela a sua senhora: Oxalá o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria de sua lepra.”v.2,3.
2) Ter tem que ir a um país inimigo, a conselho de uma menina escrava, pedir ajuda paracurar sua doença, assumindo que não tinha nenhum deus dos milhares que eles tinham, e nenhum homem que pudesse fazer isso na sua própria terra. Não era fácil. Afinal ele era comandante do exercito, tudo que queria conseguia, e os israelitas eram vistos como fracos nesta época.
Ele era soberbo, orgulhoso, como todo comandante de exercito
3) Ele esperava que Eliseu fosse encontrá-lo com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Efeitos Terapeutico
  • Efeitos terapêuticos e tóxicos da cannabis sativa
  • Fichamento efeitos gradativos do toque terapêutico na redução da ansiedade de estudantes universitários
  • DANÇA UM RECURSO NA INTERVENÇÃO TERAPÊUTICO-OCUPACIONAL E SEUS EFEITOS SOBRE A QUEIXA DE DOR
  • Sofrimento
  • o sofrimento
  • o sofrimento
  • Sofrimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!