Os efeitos dos inseticidas orgânicos na germinação da semente de alface

Páginas: 18 (4407 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS


OS EFEITOS DE INSETICIDAS ORGÂNICOS NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ALFACE

Disciplina: Ecologia Geral
Alunos: Gustavo Barros Dutra Santos
Henrique Figueiredo














Introdução

Pragas agrícolas são fatores que desde as primeiras plantações prejudicam a vida econômica dosagricultores, tanto os pequenos quanto os grandes latifundiários, que perdem o cultivo dos alimentos plantados ,e em larga escala, trazemmorte e destruição das populações dependentes destes plantios. Como exemplo, em tempos mais recentes, na Irlanda,por volta de 1845, milhares de pessoas morreram de fome emconsequência da requeimada-batata, doença que dizimou os batatais daquela região. Em Bengala, naÍndia, afome foi causa da morte de inúmeras pessoas devido à doença causada por fungo, quematou mais de 50% das lavouras de arroz. Em 1870, no Ceilão, hoje Sri Lanka, acultura de café foi devastada pela ferrugem e teve que ser substituída pela de chá. OBrasil presenciou a devastação da cultura de cacau pela vassoura-de-bruxa na regiãode Itabuna e Ilhéus, na Bahia, a qual, além de consequênciaseconômicas, ocasionousérios problemas sociais como o êxodo rural e o desemprego, e ecológicos, como adestruição de partes da Mata Atlântica (TURK, 1989; MAFFIA & MIZUBUTI, 1999;ZAMBOLIM, 1999).
Em função das devastações das plantações e a procura de respostas contra as pragas, foram desenvolvidos produtos químicos os quais, em primeira instancia, obtiveram resultados positivos na redução das pragas. Essesprodutos, conhecidos como pesticidas, substâncias usadas em agropecuária e emsaúde pública, abrangem os inseticidas, os herbicidas e os fungicidas (TORRES et al.,1998).
Cada um desses produtos tem um uso especifico no combate das pragas. Os herbicidas tem como função erradicar as ervas daninha as quais invadem o local da planta cultivada e prejudicam o desenvolvimento desta, já o inseticida visaacabar com a infestação de insetos e os fungicidas, como o próprio nome diz, elimina os fungos.
Embora o controle químico das pragas tenha reduzido o índice de doençaspara homens e animais e incrementado a produção agrícola, agentes químicos podempermanecer ativos no meio ambiente por longos períodos, afetando os ecossistemas.

Os efeitos desses agentes ao longo do tempo representam umgrande risco para asaúde pública, sendo necessários o monitoramento e a vigilância desses produtos emáguas, solos, alimentos e ar (JAVARONI et al., 1991).
Os primeiros estudos relacionados aos fatores negativos dos agentes químicos para o meio ambiente e para saúde publica foram levantados pela pesquisadora Rachel Carsone e publicado em 1962cujo nome da obra,Primavera Silenciosa (Silent Spring).
Naobra, a autora advertia para o fato de que a utilização de produtos químicos para o controle pragas e doenças estava interferindo com as defesas naturais do próprio ambiente natural e acrescentava que o nosso controle sobre a quantidade destes produtos químicos lançados no solo era avaliado por pouco ou quase nenhum parâmetro de pesquisa, fazendo com que esses produtos afetassem não só o solo, masa agua, os animais e ate os homens.
Nos tempos atuais, estudos têm evidenciado que os pesticidas podem permanecer no ambientedurante longo tempo, causando grandes mudanças ecológicas e efeito ambientalnegativo (SOLOMONS, 1989; ANDRÉA, 2004).
Histórico dos Pesticidas
As primeiras substancias a serem utilizadas como pesticidas na agricultura foramcompostos orgânicos tais como o piretro e anicotina, além dos compostos inorgânicos como: compostos sulfurados, derivados do arsênio, cloreto de mercúrio e sais de cobre (anterior ao sec.XlX).
Mais adiante no tempo, em 1930 (sec. XX), surgiram novos pesticidas para o combate das pragas, os alquiltiocinatos, que, entretanto, não tiveram muito efeito nas plantações.Mas, em 1940, um composto químico, diclorodifenil-tricloroetano, mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise da Germinação de Sementes de Alface
  • Efeito da quebra de dormência da germinação de sementes
  • Ação de diferentes enzimas na germinação de sementes de alface
  • Alelopatia de extratos de amendoim bravo na germinação de sementes de alface
  • Efeito da submersão em água de sementes de feijão e milho na germinação
  • Efeito do fogo na germinação de sementes de espécies invasoras
  • A reversibilidade do fitocromo na germinação de sementes fotobláticas de alface Grand rapids
  • Germinação de Sementes de Alface em Diferentes Condições de Temperatura e Recursos Quantitativos de Água.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!