Os efeitos da política habitacional conduzidas pelo pac no município de imperatriz-ma: uma reflexão a partir da realidade social dos moradores residentes na vila cafeteira

Páginas: 15 (3517 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
O ESTATUTO DO IDOSO E O SERVIÇO SOCIAL: aspectos relevantes para o Assistente Social

Anabrigida Correa Oliveira Silva
Helenilva Custódio de Melo
Kelli Cristina Machado dos Santos
Rejane Feitoza de Sousa

Ágela Maria Pereira da Silva

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo a realização e a compreensão de um estudo bibliográfico sobre a política nacional do idoso, suas normas e direitossociais para os idosos, tendo como instrumento a criação do estatuto do idoso, o que acrescentou novos dispositivos à política nacional do idoso, bem como as políticas públicas de implementação para o mesmo. E ainda, os benefícios advindos da participação do Assistente Social com a inserção desse profissional nesses espaços sócio-ocupacionais, como este profissional está inserido nessa política e qualo seu papel nessa política e qual a postura teórico-metodológica diante das dificuldades enfrentadas por esta parcela da sociedade.

Palavras-chaves: Idoso. Estatuto do Idoso. Serviço Social. Assistência Social. Assistente Social.

ABSTRACT: This article aims at the realization and understanding of a bibliographic study on national policy for the elderly, their standards and social rights for theelderly, with the instrument creating the status of the elderly, which added new provisions to the national policy of the elderly and implementation of public policies for the same. And yet, the benefits from the participation of the social worker with the insertion of a trader in these spaces socio-occupational, professional as this is inserted in the policy and what is their role in politicsand what the stance of the theoretical and methodological difficulties faced by this portion society.

Keywords: Elderly. Elderly Statute. Social Service. Welfare. Social Worker.
1

INTRODUÇÃO

O presente estudo vem mostrar as políticas públicas brasileiras implementadas para o idoso, seus avanços e retrocessos, para o surgimento do Estatuto do Idoso, bem como os benefícios advindos daimplementação dessa Lei, e também os benefícios com a inclusão do Profissional do Serviço Social na assistência a essa população e como esse profissional está inserido nessa política.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE (2010) a população brasileira nesses últimos anos, passou de 70 milhões de habitantes em 1960 para 190,7 milhões em 2010. Sendo que 20,5 milhões destes, estão nafaixa etária de 60 anos, representando 10,8% da população brasileira e até o ano de 2025 o Brasil será um país com cerca de 33 milhões de idosos, tendo a sexta maior população de indivíduos no mundo que já adentraram a terceira idade.
Através dessa pesquisa, busca-se adquirir conhecimentos sobre a política Nacional do Idoso no Brasil, verificando suas melhorias a partir da criação do Estatuto doIdoso. Onde se observará como essa política beneficia as pessoas que realmente necessitam da mesma. E quais as estratégias do profissional de Serviço Social para garantir esse direito a essa população tão vulnerabilizada, e principalmente, necessitada que esses direitos sejam realmente assegurados.
Sabe-se que a Política Nacional do Idoso tem como objetivo a longevidade, e a qualidade de vida desseidoso devem ser levadas em conta nessa longevidade. E assim, ao observar essa fase levada com qualidade de vida, estabelecer medidas, políticas públicas para que a população jovem possa envelhecer de modo saudável.
Assim sendo, entende-se que através desse estudo poderemos adquirir conhecimentos sistemáticos a cerca da realidade a que está exposta aqueles que estão envelhecendo em nosso país, edesse modo intervir em tal realidade.
Para tanto o presente estudo teve como objetivos, compreender a Política Nacional do Idoso a partir da criação do seu Estatuto, reconhecendo os aspectos relevantes para o profissional de Serviço Social. E com isso, compreender as diretrizes da política nacional do idoso, conhecer e discutir o Estatuto do Idoso e averiguar a relevância/importância do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desigualdades sociais e politica habitacional
  • Politica Social Habitacional
  • CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DO CONSUMIDOR DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ – MA
  • Reflexão acerca da política social no brasil a partir da década de 80
  • Juventude e políticas sociais: uma reflexão a partir do projovem adolescente – natal/rn
  • Realidade social e política brasileira
  • As politicas sociais nos municipios
  • Política habitacional e inclusão social no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!