Os efeitos da atividade física nos estados emocionais e percepção de bem-estar no ambiente de trabalho

Páginas: 24 (5754 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

OS EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA NOS ESTADOS DE HUMOR E PERCEPÇÃO DE BEM-ESTAR NO AMBIENTE DE TRABALHO

RENATA STORT

2

SANTO ANDRÉ, 2006 RENATA STORT

OS EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA NOS ESTADOS DE HUMOR E PERCEPÇÃO DE BEM-ESTAR NO AMBIENTE DE TRABALHO

Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso deEducação Física na Universidade do Grande ABC. Orientador Professor Ms. Flávio Rebustini

3

SANTO ANDRÉ, 2006

DEDICATÓRIA Dedico este trabalho a Daniel Stort que adiou seus sonhos para realizar os meus e derramou

lágrimas para que eu fosse feliz,

4

ou simplesmente irmão...

AGRADECIMENTOS

Agradeço à Cássia Garcia, minha amiga e companheira, eterna e incondicional incentivadorados meus anseios pessoais e profissionais.

À minha família por tudo que sempre compartilhamos, de alegrias à frustrações e de casamentos à festa do pijama.

Muito obrigada à minha mãe por sempre fazer o possível e o impossível para me preparar para “ser”, pois sempre soube que o mundo me prepararia para “ter”.

À

minha

prima

Mara

Stort,

exemplo

de

simplicidade,

uma“maaaaaaaaaaae”. Obrigada por acreditar e fazer parte do maior dos meus sonhos, que é o GESTU, sem você isso não seria possível!

Minha amiga e professora Juliana Aronchi que viabilizou e incentivou meus primeiros passos na graduação, acreditando no meu potencial.

5

A minha grande amiga Marilza Sathler, “caridosa”, um exemplo de bom humor. Sua determinação é tão grande que deveriaescrever um livro sobre como vencer na vida.

Agradeço

ao

meu

grande

amigo

Eduardo

Perego,

pelo

companheirismo e lealdade. A nossa amizade ultrapassa as barreiras do preconceito.

Ao meu chefe Adilson Silveira por todos os ensinamentos e pela confiança profissional. Teus exemplos de honestidade e sinceridade estarão gravados em meu espírito por toda a eternidade.

Muitoobrigada à Léia Lima, por tornar o ambiente de trabalho divertido, pelos ensinamentos profissionais, companheirismo e por me ensinar que não existe problema ao qual não se possa resolver desde que haja dedicação.

Aos funcionários da Empresa envolvida no trabalho pela paciência, pelo respeito, pela convivência, enfim pelo que aprendemos.

A minha cunhada Náná, (sempre com palavras sábias) naqual tenho oportunidade de conviver e formar novos pensamentos.

6

Muito obrigada ao Orientador, Professor e Pesquisador Flávio Rebustini pelo empenho em orientar a execução deste trabalho e pelo estímulo à iniciação científica.

À Professora Dra. Cristiana T. Scala por ensinar que devemos ser líderes de si mesmo e que não importa o tamanho do obstáculo, mas o tamanho da motivação que temospara superá-lo e que mudar as metas no “meio caminho” podem nos levar novas conquistas.

Ao Professor Mestre Francisco Paulo – “Chiquinho meu Rei” por plantar a semente da esperança por um futuro melhor através da educação. O seu amor à educação é contagiante!

À Professora Solange de Jesus Borelli que descontraidamente nos ensinou que o “Corpo Fala” e muito! Sua dedicação e amor à dança, medespertou para um mundo além do exercício físico. O MOVIMENTO!

À Professora Alice Midori pela seriedade e comprometimento com a educação. Utilizarei seus ensinamentos para sempre: suas aulas na profissão e a responsabilidade na vida.

Aos meus grandes amigos e professores Evandro Valim, Alan

7

Marques Barbosa, Mauricio Molina, que tornaram este caminho mais divertido e são grandesexemplo de perseverança e amadurecimento. “Olha o disco voador!!”.

INTRODUÇÃO As relações de trabalho, ao longo do tempo, estão se tornando cada vez mais complexas, na medida em que os métodos de trabalho e a tecnologia vão se sofisticando, refletindo em um desenvolvimento e evolução do modo de produção capitalista. Desse modo, constatamos as profundas modificações do processo produtivo, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atividade fisica e bem estar psicológico
  • Atividade Física e bem estar psicológico
  • As Relacoes Entre Inteligencia Emocional e Bem estar no Trabalho
  • Atividade física: saúde e bem estar na terceira idade
  • A Importância da Atividade Física Para o Bem Estar Físico
  • O Estado de Bem-Estar Social
  • Estado bem estar social
  • Estado do bem estar social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!